Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vaticano lança plataforma para estimular consciência ambiental no mundo

Por meio de inscrição, indivíduos, comunidades e organizações de todo o mundo podem propor ações de transformação socioambiental.

Há 2 anos - por Cléo Nascimento
Vaticano lança plataforma para estimular consciência ambiental no mundo
A Igreja Católica saiu da 26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26) disposta a fazer diferença e promover ações em favor do meio ambiente. Na última segunda-feira (15), a Santa Sé lançou a Plataforma de Ação Laudato Si', uma espécie de núcleo online que coleta, dirige e coordena iniciativas globais e locais inspiradas na encíclica do Papa Francisco sobre a Casa Comum.
 
Francisco é entusiasta da ideia e, ao anunciar o início das inscrições, no último domingo (14), Dia Mundial dos Pobres, destacou que o grito dos pobres está ligado ao grito da terra. Com outras palavras, o pontífice já havia feito referências à questão quando, ao enviar mensagem às lideranças reunidas na COP26, em Glasgow, pediu especial atenção para com os povos e países em vulnerabilidade.
 
Disponível em 6 idiomas, incluindo o português, A "Laudato Si'" é de livre acesso a todos os interessados em participar e articular ações concretas em favor da causa ambiental. "A Plataforma está aberta a todos, estamos todos convidados a nos tornar cidadãos ecológicos desta casa comum", disse o coordenador do setor de Ecologia e Criação do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Padre Joshtrom Kureethadam, em entrevista ao portal Vatican News.
 
Para melhor organizar e direcionar as atividades, a plataforma está dividida por setores que funcionam como grupos de identificação: 1) indivíduos e famílias; 2) Paróquias e Dioceses; 3) Instituições Educacionais; 4) Instituições de Saúde; 5) Organizações e grupos; 6) Setor Econômico e 7) Comunidades Religiosas.
 
Após o cadastro, o usuário é convidado a fazer uma auto-avaliação para uma percepção pessoal do grau de envolvimento com a questão ambiental. O passo seguinte propõe uma reflexão de valores no contexto da encíclica Laudato Si'. E, por fim, o inscrito poderá criar um plano de ação. Todo processo é orientado através de conteúdos de apoio, disponíveis no site. Além disso, em "Recursos", é possível encontrar informações e exemplos de iniciativas que ajudam a desenvolver um projeto individual.
 
Para conhecer e se inscrever na Plataforma de Ação Laudato Si', basta acessar: plataformadeacaolaudatosi.org

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!