Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bispos manifestam solidariedade às vítimas das chuvas em Minas e Bahia: 'pobres são os mais atingidos'

Para CNBB, regiões serão ainda mais impactadas pela pobreza, pois sofrem consequências da Covid-19.

Há 2 anos - por Redação
Bispos manifestam solidariedade às vítimas das chuvas em Minas e Bahia: \'pobres são os mais atingidos\'
(foto por Manu Dias/GOVBA)
Os bispos dos Regionais Leste 2 e Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram notas lamentando os danos causados às populações das regiões de Minas Gerias e da Bahia, atingidas pelas fortes chuvas nas últimas semanas. 
 
As cartas citam a questão da pobreza como um agravante para a situação nas regiões e trazem a preocupação da Igreja em relação à Covid-19. "Nossos irmãos e irmãs, que já sofrem com a seca e com a pandemia da Covid-19, estão passando por mais uma calamidade, e os três fatores associados, com certeza, causarão ainda mais empobrecimento à população dessas regiões", dizem os bispos do Regional Leste 2.
 
A nota dos bispos do Regional Nordeste 3 ressalta as consequências da pandemia para a região, que "deixou muitos rastros de empobrecimento e fome". "Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio".
 
O bispos também pedem a ação urgente dos governos federal, estaduais e municipais para "garantir assistência à toda essa população que clama por amparo neste momento de grande sofrimento", conforme comunicado do Regional Leste 2.
 

#SOS Bahia e Minas Gerais

 
A Cáritas Brasileira e CNBB empreendem uma campanha chamada #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda.
 
Para realizar doações em dinheiro, foram disponibilizadas duas contas: Banco do Brasil: Agência 0452-9 - C/C: 50.106-9 e Caixa Econômica Federal: Agência 1041 - Operação 003 - C/C: 1132-1. CNPJ: 33.654.419/0001-16, Cáritas Brasileira.
 
 
Confira abaixo a íntegra da notas escritas pelos bispos dos regionais Leste 2 e Nordeste 3.
 
NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DESABRIGADAS PELAS CHUVAS
 
“... nem cuidando cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros. Tende em vós, o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,4-5).
 
Nós, da CNBB Regional Leste 2, estamos em oração e atentos à situação vivida pelas diversas famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, nos últimos dias.
 
Nossos irmãos e irmãs, que já sofrem com a seca e com a pandemia da Covid-19, estão passando por mais uma calamidade, e os três fatores associados, com certeza, causarão ainda mais empobrecimento à população dessas regiões.
 
Como sempre, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes e desmoronamentos de encostas, gerando perda de seus lares e bens materiais.
 
Temos no nosso Regional, mais de 2 mil famílias desabrigadas e 32 cidades com decretos de emergência, totalizando mais de 25 mil famílias atingidas.
 
Neste sentido, solicitamos aos governos Federais, Estaduais e Municipais que cuidem do interesse das pessoas atingidas pelas chuvas, com a urgente necessidade de garantir assistência à toda essa população que clama por amparo neste momento de grande sofrimento.
 
Conclamamos, também, todo o povo de Deus a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade nas suas paróquias e comunidades de fé em favor das famílias desabrigadas que precisam muito de nossa ajuda.
 
Suplicamos o apoio de cada um e cada uma na campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, que visa a arrecadação de recursos para as milhares de pessoas desabrigadas em Minas Gerais e na Bahia.
 
Para realizar doações em dinheiro foram disponibilizadas duas contas: Banco do Brasil: Agência 0452-9 - C/C: 50.106-9 e Caixa Econômica Federal: Agência 1041 - Operação 003 - C/C: 1132-1. CNPJ: 33.654.419/0001-16, Cáritas Brasileira.
 
Vivendo o Tempo do Advento com toda a Igreja, na preparação da celebração do Natal do Senhor, exortamos para que os passos sejam firmados, para que gestos de compaixão, proximidade e solidariedade se multipliquem em favor dos que mais precisam, e que o Espírito do Senhor nos conduza para mais um ano de ação evangelizadora em favor da vida de cada pessoa, sobretudo os mais vulneráveis, bem como o cuidado de nossa Casa Comum.
 
Fraternalmente,
 
Dom José Carlos de Souza Campos
Bispo de Divinópolis (MG)
Presidente do Regional Leste 2 da CNBB
 
Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo de Guanhães (MG)
Referencial da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB Leste 2
 
Dom José Moreira da Silva
Bispo de Januária (MG)
Referencial da Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais
 
 
 
 
NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DESABRIGADAS PELAS CHUVAS
 
“Que devemos fazer?’ João respondia: Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem;
e quem tiver comida, faça o mesmo!’” (Lc 3, 10-11).
 
1. Nós, (Arce) bispos das vinte e seis dioceses do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), acompanhamos com preocupação as consequências das fortes chuvas ocorridas intensamente nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia e manifestamos nossa solidariedade às famílias diretamente atingidas pelas enchentes.
 
2. Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando a PANDEMIA DA COVID 19 que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixou muitos rastros de empobrecimento e fome. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio.
 
3. Como Pastores, nos dirigimos ao Povo de Deus a nós confiado e a todas as pessoas de boa vontade para realizarmos ações emergenciais de solidariedade em favor das famílias desabrigadas que precisam da nossa ajuda e do apoio da sociedade civil organizada. Às autoridades constituídas, pedimos celeridade no socorro às famílias atingidas.
 
4. Em defesa da vida e da dignidade humana, em parceria com a Cáritas Brasileira, a CNBB Nordeste 3, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclama as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas no Sul da Bahia. Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais. A partir do dia 14/12/2021, será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da CÁRITAS BRASILEIRAS paras as doações.
 
5. Que o Menino Deus, tão esperado neste Natal, inspire nossas decisões e ações, sustentando os nossos passos na sua estrada de fraternidade, justiça e misericórdia. Que pela intercessão amorosa de Nossa Senhora da Conceição e de São José, o Senhor nos livre dos males que espalham sofrimento e morte! Firmados na esperança e na caridade, renovemos nosso compromisso com Jesus Cristo e seu Reino!
 
Salvador, 11 de dezembro de 2021
 
Dom João Santos Cardoso
Presidente do Regional NE3 – CNBB
 
Dom Carlos Alberto Breis Pereira, ofm
Vice-Presidente
 
Dom Vítor Agnaldo de Menezes
Secretário Geral
 
 
 
 
 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas