Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Chuvas: presidente da CNBB visita famílias vítimas de enchentes em Minas Gerais

Dom Walmor Oliveira visitou comunidade em Santa Luzia. Pelo menos 145 cidades mineiras estão em situação de emergência por causa das chuvas.

Há 2 anos - por CNBB
Chuvas: presidente da CNBB visita famílias vítimas de enchentes em Minas Gerais
(foto por Gil Leonardi/Imprensa MG)
Diante da tragédia causada pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, campanhas em todo país se mobilizam para arrecadar alimentos, remédios, roupas e dinheiro para os desabrigados e desalojados. Além da Cáritas Brasileira e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a campanha nacional #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que transborda, diversas são as igrejas particulares que também têm realizado iniciativas.
 
Em Minas Gerais, ao menos 145 cidades mineiras estão em situação de emergência por causa das chuvas. Unindo-se às vítimas das enchentes, a presença solidária de dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB,  foi acolhida com alegria pelas pessoas que vivem na comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia. As enchentes deixaram o Mosteiro ilhado e atingiram muitas casas da Vila, criando um cenário de desolação.
 
Dom Walmor visita comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia
 
Dom Walmor rezou com as famílias e as religiosas, reafirmando a comunhão e a solidariedade da Igreja no amparo a todos. A solidariedade do arcebispo fortaleceu as vítimas das enchentes que, agora, buscam reconstruir as suas vidas, contando com a ajuda de todos.
 
As comunidades de fé da arquidiocese de Belo Horizonte, com a articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), estão unidas para ajudar as vítimas e os desabrigados pelas chuvas na região metropolitana de Belo Horizonte, por meio da Solidariedade em Rede, que reúne paróquias da arquidiocese de BH.
 
Diversos pontos de acolhimento aos desalojados e desabrigados estão funcionando na arquidiocese de Belo Horizonte, assim como locais para recebimento de donativos. Até o momento, somente na região de Brumadinho, cerca de 200 pessoas desabrigadas ou desalojadas foram acolhidas nas estruturas das Igrejas da arquidiocese de BH. As doações em valores podem ser feitas por meio de duas contas bancárias ou PIX.
 
Saiba onde doar (aqui).
 

Salvador (BA)

 
Em Salvador, Bahia, paróquias e comunidades da Sé Primacial da Igreja no Brasil, deram início a campanhas emergenciais para ajudar aos que mais precisam.
 
Na Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana), por exemplo, os valores arrecadados nos ofertórios das Missas que foram celebradas nos dias 1º (Matriz, às 10h) e 2 de janeiro (Comunidades Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio, às 7h; Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Paz, às 8h30; e Divina Luz, às 18h30) foram destinados para as vítimas das enchentes.
 
A Paróquia Santíssima Virgem Maria de Nazaré (Cajazeiras) continua recebendo alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, colchões e roupas. Os postos de arrecadação são a Comunidades Matriz (Cajazeiras 5), de quarta a sexta-feira, das 8h às 14h; e Nossa Senhora de Fátima (Cajazeiras 6), de quarta a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
 
Também as Igrejas do Pilar e do Corpo Santo, com a Campanha SOS Chuva, recebem alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e materiais de higiene pessoal e de limpeza. Os postos de arrecadação são na Igreja Santíssimo Sacramento; Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia (Comércio) e Igreja São Pedro Gonçalves e São José do Corpo Santo (Comércio – próximo ao Elevador Lacerda).  As doações podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; ou sábado e domingo, das 8h às 12h.
 
Outras iniciativas e paróquias participantes podem ser consultadas no site da arquidiocese de Salvador.
 

Guarapuava (PR)

 
A diocese de Guarapuava, no Paraná, também tem contribuído juntamente com toda igreja do Brasil e direcionado recursos para as famílias atingidas.
 
Para isso, a coleta realizada nas celebrações durante o primeiro fim de semana de janeiro foi direcionada à Cáritas Nacional que está auxiliando as famílias atingidas.
 
Clique aqui para escutar a entrevista do padre Paulo Francini, presidente da Cáritas Diocesana, para a Rádio Cultura FM.

Galeria de imagens

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas