Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Missão Laguna Negra abre inscrições para profissionais de saúde

Projeto – que acontece no período de 9 de maio a 1º de agosto - é uma parceria entre a Comunidade Epifania, Arquidiocese de Vitória e Prelazia de Lábrea

Há 2 anos - por Luís Henrique Marques (com informações da Assessoria de Imprensa da Comunidade Epifania)
Missão Laguna Negra é um projeto em atividade desde 2007
Missão Laguna Negra é um projeto em atividade desde 2007 (foto por Comunidade Epifania)

Acontece entre os dias 9 de maio e 1º de agosto a Missão Laguna Negra 2022, uma iniciativa conjunta da Comunidade Epifania, Arquidiocese de Vitória e Prelazia de Lábrea. A missão, que será realizada nos municípios de Pauini, Tapauá, Canutama e Lábrea, no Amazonas, tem como objetivo despertar no voluntário de saúde a vivência da vocação missionária mediante a convivência, aprendizado e troca de experiências com as comunidades ribeirinhas e indígenas. O período da missão se dividirá em 4 etapas, de aproximadamente 15 dias, para cada uma das quais uma equipe deverá atuar no Barco Hospital Laguna Negra. O projeto, realizado desde 2007, foi criado e desenvolvido pela Comunidade Epifania.

Os profissionais de saúde interessados em participar, poderão se inscrever até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem ser capazes de contribuir com consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos, tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal), curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular.

 

Foto: Comunidade Epifania

 

Os organizadores do projeto informam que o voluntário é responsável pela compra de passagens de sua cidade de origem até a capital de referência do trecho escolhido (Rio Branco, Porto Velho ou Manaus). Além disso, cabe ao voluntário realizar o seu seguro saúde para a missão, o qual lhe permite receber assistência em caso de emergência ou acidente, e o protege da responsabilidade por danos causados a terceiros. A missão irá custear a alimentação e translado dos trechos escolhidos até o local das atividades missionárias.

“Ao longo da missão são mais de 6 mil atendimentos”, explica a missionária Maria Amélia Carrera, da Comunidade Epifania. Além de visitas missionarias, são realizadas atividades pastorais com as comunidades ribeirinhas e celebrações eucarísticas. “Por quase dois anos a missão do Barco Hospital precisou ser interrompida em função da pandemia de Covid-19. Agora, com o avanço a vacinação, os profissionais de saúde e voluntários poderão estar em missão nas águas do Rio Purus”, diz a missionária.

 

Realidade local

 

Quando iniciou o projeto em 2007 na Prelazia de Lábrea, a Comunidade Epifania enviou 4 missionárias consagradas para a região. Ali, elas encontraram uma realidade bastante precária em termos de necessidades básicas. Foi então que a fundadora da comunidade, Doris Pereira de Almeida, teve a inspiração de iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente por meio de um barco-hospital, que passaria a percorrer o rio Purus prestando atendimento médico e odontológico àquela população.

Foto: Comunidade Epifania

 

Segundo informa a assessoria de imprensa da Comunidade Epifania, a região carece de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e demais estruturas básicas. Quem mais sofre com esse quadro é a população ribeirinha que tem dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação e outras, uma vez que se encontram distantes dos centros urbanos.

 

Projeto Igrejas Irmãs

 

            A Missão Laguna Negra se insere na realidade de um projeto mais amplo, o Igrejas Irmãs, criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no final de 1972. Foi quando a Arquidiocese de Vitória assumiu esse projeto com a Prelazia de Lábrea. Em 2022, serão 50 anos desse projeto cujo objetivo é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para as Igrejas da Amazônia.

            A Prelazia de Lábrea está localizada na região centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao Regional Noroeste da CNBB. O território corresponde a uma área de mais de 232 mil km2. A Prelazia e composta por quatro paróquias: Nossa Senhora de Nazaré (Lábrea), São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária entre Canutama e Tapauá).

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!