Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Grupo de Pesquisa da Intercom lança Dicionário de Comunicação e Religiões

Produção é uma parceria com o Centro Universitário Adventista de São Paulo-Unasp

Há 2 anos - por GP Comunicação e Religiões
Grupo de Pesquisa da Intercom lança Dicionário de Comunicação e Religiões
(foto por GP Comunicação e Religiões da INTERCOM)

Como parte da programação da 4ª temporada da série Lives Cátedra Intercom, promovidas pela Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Grupo de Pesquisa Comunicação e Religiões realizará no próximo dia 26, terça-feira, às 18h, a live ”O estado na arte na pesquisa em comunicação e religiões”.

Na oportunidade acontecerá o lançamento do Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões, que é fruto da parceria entre a Intercom, através do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

A obra é composta por mais de 60 verbetes analíticos introdutórios sobre diversos elementos das religiões no Brasil, panoramas comunicacionais do país e suas interfaces. O material que compõe a publicação é fruto dos esforços empreendidos pelos participantes do Grupo de Pesquisa e professores da Unasp desde agosto de 2018.

Durante a live os organizadores do dicionário Magali do Nascimento Cunha e Allan Novaes, vão apresentar os principais aspectos da obra fazendo um levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a temática a partir dos eixos do dicionário: Instituições, movimentos religiosos e poder; Linguagens e práticas religiosas; Processos e produtos midiáticos; e Teorias da comunicação e religiões. 

Para a Professora Magali do Nascimento Cunha o Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões “busca ser uma contribuição a pesquisadores/as, estudantes, jornalistas e pessoas interessadas em temáticas que articulam comunicação e religião. Ela vêm em boa hora, em um contexto sociopolítico e cultural do Brasil no qual as religiões são protagonistas e quem acompanha este quadro precisa de recursos para escapar de armadilhas que estereotipam grupos e lideranças religiosas”, afirmou Cunha.  

O mediador da live será o vice-coordenador do grupo de pesquisa, Ricardo Alvarenga que apresentará também um panorama dos trabalhos e temáticas apresentadas nas sessões do grupo durante os congressos nacionais da Intercom de 2018 a 2021. “Os estudos na interface comunicação e religiões têm crescido significativamente nos últimos anos, trata-se de um crescimento não somente em número de trabalho, mas também na ampliação das matrizes religiosas que são objeto das pesquisas”, destaca Alvarenga. 

Para participar da live, você deverá realizar sua inscrição gratuita através do link: encurtador.com.br/mpxB0 ou acompanhar a transmissão pela página: Intercom Comunicação no Facebook.

 
 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!