Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Semana Mundo Unido 2022 incentiva o cuidado com as pessoas e o planeta

Jovens se unem em iniciativa global em prol do diálogo e da sustentabilidade

Há 2 anos - por Belisa Nunes (Movimento dos Focolares)
Semana Mundo Unido 2022 incentiva o cuidado com as pessoas e o planeta
(foto por Movimento dos Focolares)

Entre os dias 1º e 8 de maio, jovens do Movimento dos Focolares promovem a Semana Mundo Unido (SMU) 2022, com iniciativas práticas de promoção do diálogo com o tema “Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”. A SMU desse ano é um convite a todos para a construção de uma sociedade que coloca o ‘cuidado’ no centro de suas ações.

Vídeo: PT | #daretocare, os cinco compromissos - YouTube

“Cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto”, afirmou o Papa Francisco.

Assim, os jovens partem para suas ações começando pelas pessoas mais vulneráveis e situações mais urgentes, incentivando uma verdadeira conversão ecológica, assumindo a responsabilidade de mudar os próprios estilos de vida, tornando-os mais sustentáveis, como propõem o Papa Francisco, outros líderes religiosos e civis, organizações internacionais e campos culturais, como solução do presente e para a construção do futuro.

Jovens, como Grasielly Carvalho, que mora em Miguel Alves, no Piauí, já iniciaram uma mudança real no estilo de vida pessoal e coletivo, e estão mobilizando a comunidade, universidade, colegas de trabalho e vizinhos. Para a jovem, a Semana Mundo Unido representa inspiração para ousar nas ações, uma oportunidade de tomar para si a responsabilidade de abraçar causas comuns.

“Fico animada em pensar que em todo o mundo há outras pessoas que estão vivendo e se doando por um mesmo objetivo, isso me faz ter esperança e certeza que o mundo unido é possível sim, e me faz ter a coragem de me lançar. Na perspectiva do cuidar, estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, por exemplo, estando atenta ao meu consumo e qual impacto dele no meio ambiente, buscando sempre fazer escolhas conscientes pensando em preservar o mundo, que é nossa casa”, conta a jovem.

A Semana Mundo Unido foi lançada em maio de 1995, um evento anual que reúne crianças, jovens e adultos globalmente por meio de ações, manifestações, congressos e debates culturais, para incidir na opinião pública dos respectivos países, um testemunho que um mundo unido é possível, lançando um sinal tangível nas cidades e junto às Instituições engajadas.

Vídeo: Dare to Care International Convention: Pathway Launch 2021/22 - YouTube

 

 

Jovens na Semana Mundo Unido das Filipinas (Foto: Movimento dos Focolares)

 

Fique por dentro da programação mundial:

01/05 abertura da Semana Mundo Unido acontecerá no dia 1° de maio com o grupo musical Gen Verde, das 8:00 às 9:00 (Horário de Brasília).

07/05 Lançamento do programa de financiamento semente

07/05 Show de Talentos da Paz, às 9h (Horário de Brasília).

07/05 Concerto do grupo musical Gen Rosso (À noite)

08/05 RUN4UNITY, 11h às 12h (cada fuso horário)

14/05 a 15/05 Um festival global em “Buen Vivir”: Cuidar juntos, Cuidar hoje, Cuidar amanhã. (encontro híbrido)

Todos os eventos mundiais estão reunidos em: www.unitedworldproject.org/pt-br/uww2022/ Participe!

 

Propostas para a Semana Mundo Unido:

Realizar e, sobretudo, coletar e dar visibilidade às ações, experiências e projetos que colocam o cuidado no centro de nossas vidas como cidadãos, enfocando o tema do ano, ou seja, a Ecologia Integral.

 - Trabalhar em conjunto com todos aqueles que, no mundo, estão contribuindo para a construção de um Mundo Unido, em particular através da Ecologia Integral.

- Registre seus eventos no Calendário SMU2022 clicando no botão "proponha seu evento" no site: www.unitedworldproject.org/pt-br/uww2022/

- Não esquecer de etiquetar nas redes sociais: United World Project, Y4UW (Youth For a United Word) e Teens4Unity e usar #uwww2022 e #daretocare.

- Atenção aos Passa Palavras! Durante a Semana Mundo Unido serão propostos Passa Palavras #DareToCare

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!