Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

CNBB celebra os 15 anos da Conferência do Episcopado Latino-Americano em Aparecida

"Renovar o nosso compromisso como discípulos missionários de Jesus Cristo" é temática que inspira a celebração

Há 2 anos - por Assessoria de Comunicação da CNBB
Conferência Episcopal de Aparecida é momento de aprofundar e renovar a missão de cristão batizado
Conferência Episcopal de Aparecida é momento de aprofundar e renovar a missão de cristão batizado (foto por Caritas in Veritate)

Nos dias 12 e 13 de maio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai celebrar os 15 anos da abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho com diversas atividades. O encontro, realizado no Santuário Nacional de Aparecida, em 2007, definiu indicações para a atuação da Igreja no continente e, com o pontificado do Papa Francisco, tem suas implicações na missão da Igreja no mundo todo.

Isso ocorre porque o fruto mais expressivo desse encontro latino-americano e caribenho foi o Documento de Aparecida, cuja publicação foi autorizada pelo então Papa Bento XVI. À época, este afirmou que o texto oferece "numerosas e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto social”.

Quem coordenou a equipe de redação do documento foi o então arcebispo de Bueno Aires, na Argentina, cardeal Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa da Igreja Católica, em março de 2013, para suceder a Bento XVI. “É tempo de celebrarmos, para aprofundarmos sempre mais nos compromissos assumidos na missão de sermos discípulos e discípulas missionários”, afirmou o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, recordando a motivação da Conferência de Aparecida sobre o chamado a ser feito aos fiéis católicos para assumirem sua missão como batizados.

Para a celebração, serão realizados três momentos: a inauguração do Espaço Memória, a meditação do Terço e a celebração da Missa. Também haverá uma entrevista coletiva à imprensa. Participam dos três momentos e da coletiva os membros da Presidência da CNBB e o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de maio

16h - Inauguração do Espaço Memória Um reservado que expõe fotografias da V Conferência e de encontros episcopais anterioresna Capela de Passagem da Basílica, próxima à Torre Brasília.

19h - Recitação do Terço O momento de oração recordará a recitação do Terço conduzida pelo Papa Bento XVI no altar central da Basílica da Padroeira do Brasil. Será realizado no Altar Central, com recitação do Terço, cantos e proclamação da Palavra de Deus.

Dia 13 de maio

9h - Missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida Missa em ação de graças presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

10h30 - Entrevista Coletiva Após a celebração eucarística, os membros da Presidência da CNBB e o presidente do Celam concederão entrevista coletiva à imprensa.  _______________________________________________________________________

SERVIÇO

• Celebrações dos 15 anos da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho

• Quando: Dia 12: Inauguração do Espaço Memória (16h) e Meditação do Terço (19h) e Dia 13: Missa (9h) e Coletiva de imprensa (10h30)

• Onde: Santuário Nacional de Aparecida – Aparecida (SP)

• Quem: membros da Presidência da CNBB - Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB; - Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e 1º vice-presidente da CNBB; - Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB Presidente do Celam - Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, no Peru.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas