Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Live CNBB Painel discute "Novo humanismo a partir do Papa Francisco"

Transmissão acontece nesta quinta-feira, 26/5, a partir das 17 horas, pelo canal de YouTube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Há 2 anos - por Assessoria de Comunicação - CNBB
A apresentação e mediação da live é de Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
A apresentação e mediação da live é de Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (foto por Assessoria de Comunicação da CNBB)

No próximo dia 26 de maio, das 17h às 18h, a live CNBB – Igreja no Brasil Painel vai aprofundar o tema: “O novo humanismo a partir do Papa Francisco”. A live terá como ponto de partida as reflexões de 25 autores contidas no 11º Caderno Temático do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas sobre as ideias e as ações de Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo cristão. A live  pode ser acompanhada, ao vivo, no canal da CNBB no Youtube.

O caderno, cujo tema é “O Novo Humanismo – Paradigmas Civilizatórios Para o Século XXI a Partir do Papa Francisco”, tem como um de seus organizadores o bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol.

Como debatedores convidados estão confirmados o  filósofo, escritor e professor emérito da Universidade Federal do Ceará, padre Manfredo Araújo, o filósofo e doutor em Educação e professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo,  Maurício Abdalla, e o jornalista e doutor em Ciências da Comunicação, Moisés Sbardelotto.

Farol do Novo humanismo

O Papa Francisco tem sido uma voz solitária em meio a um mundo em crise. Num tempo no qual um seleto grupo de bilionários condena milhões de pessoas à pobreza e à miséria. Num tempo em que os sistemas políticos democráticos e de direitos estão sendo testados e no qual as novas tecnologias têm se mostrado ambíguas, ao mesmo tempo em que ampliam as possibilidades abrem espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência.

Contudo, a voz quase solitária de Francisco aparece como um farol de esperança que faz brotar no mundo a capacidade de ter fé, de acreditar na vida, de apostar na alegria do Evangelho, na fraternidade e no diálogo como estradas para fortalecer a amizade social e a Paz.

Discursos e atitudes do Santo Padre contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de pensar a vida e de cuidar dela. Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o Papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Francisco propõe o cuidado com a “Casa Comum”. O novo humanismo põe no centro a vida, todas as formas de vida, porque entende que tudo está interligado.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. A reflexão pretende ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica o mediador, busca aprofundar temas, considerando a realidade brasileira e do que dizem os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco, e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscam assegurar a presença de um convidado especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial nas diferentes realidades. São apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas