Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Semana de Oração pela Unidade Cristã reúne representantes de diversas igrejas de todo mundo

A promoção conjunta do Pontifícia Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos e Conselho Mundial das Igrejas

Há 2 anos - por Belisa Nunes (Assessoria de Imprensa dos Focolares)
Semana de Oração pela Unidade Cristã reúne representantes de diversas igrejas de todo mundo

De 29 de maio a 5 de junho, as igrejas cristãs de todo o Brasil celebram a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022. A SOUC é promovida mundialmente, todos os anos, pelo Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em períodos diferentes nos dois hemisférios, Sul e Norte. 

Homens e mulheres de diversas igrejas cristãs em todo o mundo, convivem e rezam juntos no desejo de se chegar à Unidade visível, tal como Cristo a desejou.

Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) Agreste Penambucano adaptou o material à realidade brasileira.

O tema do ano “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” foi inspirado na passagem do evangelho de Mateus, que recorda o aparecimento da estrela no céu da Judéia. O astro simboliza um sinal de esperança, conduzindo os magos e os povos da terra ao lugar onde Jesus nasceu. A estrela é uma indicação da presença do amor de Deus pela humanidade.

A SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, e conta com o engajamento das comunidades do Movimento dos Focolares no país. Para Tereza Pinto, focolarina e co-responsável pelo Diálogo Ecumênico e Interreligioso, a semana é uma oportunidade de viver concretamente para que Todos Sejam Um.

 “A SOUC é uma oportunidade maravilhosa de viver concretamente pelo Ut Omnes, já que o nosso carisma é a Unidade e, principalmente nesse ano, em que os diálogos estão em evidência. Sinto uma grande alegria em estar juntamente aos nossos irmãos de outras igrejas, celebrando, rezando, promovendo a concórdia, na busca pela paz, pela justiça social, pela preservação da natureza e tantos objetivos que temos em comum. Juntos com a presença do Ressuscitado em nosso meio, temos uma nova força para alcançá-los”, explica Tereza. 

Nos próximos dias a programação possibilita momentos de debate, rodas de conversas, celebrações ecumênicas, para dar um testemunho do mandamento novo de Jesus: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (Jo 13,35).

Acesse o site do CONIC para saber mais e obter os materiais de apoio:

https://www.conic.org.br/portal/vivencia-ecumenica/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-souc

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!