Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Arquidiocese de Olinda e Recife celebra Corpus Christi em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional

A cerimônia acontece na Igreja Madre de Deus, bairro do Recife, às 10h. Procissão com o Santíssimo Sacramento, no ostensório do 3º CEN, seguirá até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacramento, na mesma localidade

Há 2 anos - por Comissão de Comunicação do 18º Congresso Eucarístico Nacional - CEN
Arquidiocese de Olinda e Recife celebra Corpus Christi em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional

Em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) celebra nesta quinta-feira (16), a solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi).  A solene celebração acontece na Igreja Madre de Deus, que fica no bairro do Recife, às 10h.

A cerimônia vai contar com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, concelebrada pelo bispo auxiliar da AOR, dom Limacêdo Antonio e demais religiosos ligados à Arquidiocese. Na área externa do templo, telões serão montados e cadeiras vão ser postas para melhor acolher aos participantes.

A procissão com o Santíssimo Sacramento ganhou uma nova rota, devido às chuvas no Recife, com saída logo após o término da solenidade, prevista para às 11h30.         O cortejo seguirá em direção à Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março (passando em frente ao marco do 18º CEN, a Casa do Pão), Praça do Diário e Avenida Dantas Barreto, até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacramento, para a benção final, às 12h.

A cerimônia será transmitida pelo veículo oficial da Arquidiocese, a Rádio Olinda (FM 105,3), através do site radioolinda.com.br e pelo canal do YouTube da AOR.

Ostensório do 3º Congresso Eucarístico Nacional

O ostensório a ser utilizado será o mesmo do 3º CEN, celebrado pela AOR e realizado no Recife, de 3 a 7 de setembro de 1939, no espaço construído para este evento, o parque 13 de Maio, que fica na área central da cidade. O evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

Marco do Congresso: Casa do Pão                                                                             

A Casa do Pão tem como missão atender pessoas em situação de vulnerabilidade, através de parcerias com pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, oferecendo atendimentos espiritual, médico e jurídico, além de serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola. O local irá abrigar uma capela que receberá o nome da primeira santa brasileira: Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019.

Suspensão da Procissão Fluvial

Uma procissão fluvial estava prevista para fluir pelos rios Beberibe e Capibaribe passando pelas principais pontes que cortam a área central da capital pernambucana. Porém, devido às fortes chuvas que atingiram o Grande Recife e outras áreas de Pernambuco nas últimas semanas, o evento foi suspenso com previsão de ser realizado posteriormente.

Números da tragédia causada pelas chuvas em Pernambuco

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), os deslizamentos de barreiras e alagamentos provocados pelos temporais que atingiram o Grande Recife, a Zona da Mata e o Agreste Pernambucano, desde o final de maio, resultaram na morte de 129 pessoas. Além dos óbitos, a tragédia deixou mais de 61.500 pessoas desalojadas e 9.600 desabrigadas, com 37 municípios em situação de emergência. Ao todo, 54 cidades foram atingidas pelas chuvas.

18º Congresso Eucarístico Nacional

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23).

A Arquidiocese de Olinda e Recife está em festa e se prepara para realizar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será celebrado de 11 a 15 de novembro e traz como tema, “Pão em todas as mesas” e o lema, “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Em comunhão com a temática do evento, o congresso visa aprofundar e motivar a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta para todos, no sacramento da partilha.

Dentro da programação do 18º CEN estão previstas as Celebrações Eucarísticas, o Simpósio Teológico, as Catequeses Públicas, a Feira Católica, a Exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais, além das apresentações culturais.

Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos das cidades-irmãs (Catedral de Olinda, Pátio da Basílica do Carmo, Centro de Convenções, Marco Zero, Teatro de Santa Isabel, Parque Dona Lindu, Teatro do Parque), além de uma programação nas paróquias da arquidiocese, com Celebrações da Primeira Comunhão Eucarística, Catequeses e visitas missionárias.

 

Serviço:

Evento: Solenidade de Corpus Christi

Quando: Quinta-feira, 16 de junho de 2022

Local: Igreja Madre de Deus - Rua Madre de Deus, S/N, bairro do Recife

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!