Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Igreja festeja hoje o dia do Papa

Celebração coincide com a festa de São Pedro, considerado o primeiro pontífice da Igreja Católica. Hoje, celebra-se também São Paulo, cujo papel de evangelizador também corresponde à função do líder universal dos católicos

Há 2 anos - por A Redação
Imagem de Pedro Apóstolo, o primeiro papa, na praça da Basílica a ele dedicada, no Vaticano
Imagem de Pedro Apóstolo, o primeiro papa, na praça da Basílica a ele dedicada, no Vaticano (foto por Luís Henrique Marques)

Por conta das festas juninas que se espalham por todo o País neste mês e que voltaram a serem realizadas com a diminuição do impacto do contágio da Covid-19, muita gente sabe que hoje é Dia de São Pedro, um dos três santos bastante festejados em junho (juntamente com Santo Antônio e São João Batista). O que talvez muitos não se lembram que hoje, também festa de São Paulo, é celebrado o Dia do Papa (confira artigo na seção Santo de cada dia, neste site).

A expressão “papa” vem do grego pappas, que quer dizer “papai” e passou a ser utilizada para designar o líder universal da Igreja Católica Apostólica Romana, aquele que exerce a paternidade espiritual sobre toda a família da Igreja ao redor do mundo.

Segundo a tradição católica, São Pedro teria falecido martirizado no dia 29 de junho, data em que também aconteceu o translado das relíquias do santo e de São Paulo para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele é considerado o primeiro papa da história da Igreja e aquele que ficou mais tempo nessa função (37 anos).

O atual pontífice – Papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio – é o 266º papa da Igreja Católica e chefe do Estado do Vaticano, função que assumiu em março de 2013, quando foi eleito, em sucessão a Bento XVI, que abdicou do papado em fevereiro desse mesmo ano. Entre os católicos ortodoxos, a festa de São Pedro e São Paulo é comemorada no dia 12 de julho.

A figura do papa se relaciona não só com a pessoa de Pedro apóstolo, como também com a do apóstolo Paulo, razão pela qual suas festas são comemoradas no mesmo dia. Enquanto Pedro é aquele que garante a unidade da Igreja, Paulo representa o papel do evangelizador, aquele que leva a Boa Nova de Cristo a todos os povos.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!