Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Falece cardeal Cláudio Hummes

Informação foi divulgada por dom Odilo Scherer em nota oficial

Há 2 anos - por A Redação
Dom Cláudio Hummes faleceu nesta segunda, 4 de julho, depois de enfrentar prolongada enfermidade
Dom Cláudio Hummes faleceu nesta segunda, 4 de julho, depois de enfrentar prolongada enfermidade (foto por Diocese de Santo André)

Leia a seguir a nota oficial assinada por dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, que comunica o falecimento do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero:

NOTA DE PESAR E ESPERANÇA:

falecimento do Cardeal Claudio Hummes

Arcebispo emérito de São Paulo

e Prefeito emérito da Congregação para o Clero

 

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de  hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus. O médico Dr. Rodrigo Paulino constatou a morte do Cardeal, ocorrida um pouco apos às 9h da manhã de 4/7/2022.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 8/8/1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Convido a todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão felcido cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna.

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados. 

São Paulo, 4 de julho de 2022.

 

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo 

 

 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!