Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Igreja Católica promove procissão fluvial no Recife

O cortejo foi realizado pela primeira vez no 3º Congresso Eucarístico Nacional celebrado na capital pernambucana em 1939

Há 2 anos - por Comunicação do 18a. CEN
Trajeto da procissão fluvial a ser realizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife
Trajeto da procissão fluvial a ser realizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife (foto por Comunicação do 18o. CEN)

Após 83 anos da primeira procissão fluvial com o Santíssimo Sacramento pelos rios Capibaribe e Beberibe, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza novamente essa experiência de fé. O evento será nesta quinta-feira (22), dentro da 57º Semana Eucarística da Boa Vista, na Igreja Matriz da Boa Vista, área central da capital pernambucana.

Este ano, a realização da Semana Eucarística, que começou no domingo (18) e segue até sexta-feira (23), está em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) a ser celebrado em novembro, 11 a 15 de novembro, nas duas cidades irmãs.

Antes da procissão fluvial, o arcebispo metropolitano da arquidiocese, dom Fernando Saburido, presidirá uma Celebração Eucarística, às 12h, na Matriz da Boa Vista. Após a cerimônia, um cortejo sairá do templo conduzindo o Santíssimo Sacramento no ostensório usado no 3º CEN, realizado no Recife, em 7 de setembro de 1939.

A procissão seguirá pela Rua da Imperatriz Teresa Cristina, Ponte da Boa Vista, popularmente conhecida como “Ponte de Ferro”, Rua Nova, Praça da Independência (ou do Diário), Rua 1º de Março, Ponte Maurício de Nassau até o píer do Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Depois de percorrer quase 1,5 Km, o Santíssimo Sacramento será embarcado em um catamarã.

A saída da procissão fluvial está prevista para às 14h30 e seguirá com membros do clero na embarcação passando pelas pontes Maurício de Nassau, Buarque de Macêdo, Princesa Isabel, Duarte Coelho, com retorno próximo à ponte de Ferro refazendo o mesmo percurso.

Ao chegar ao ponto de origem, a procissão retoma os passos até a Igreja Madre de Deus, na mesma localidade, para a benção do Santíssimo Sacramento.

Inscrições abertas para o 18º Congresso Eucarístico Nacional

A processo de inscrição está aberto e ocorre pela internet através do site cen2020.com.br/inscrições, oferecendo quatro opções de participação: Público em Geral; Bispos, Padres e Diáconos; Hospedagem Solidária e Simpósio Teológico, sendo esta a única modalidade paga, ao valor de R$ 108.

Também está aberto o período para o credenciamento dos profissionais de imprensa que vão cobrir o Congresso. A inscrição é realizada através da página cen2020.com.br/imprensa.

O 18º CEN terá uma extensa programação com feiras, exposições, catequeses, simpósio, espetáculos culturais, além de celebrações litúrgicas e está preparada com foco no tema, “Pão em todas as mesas”, e lema, “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O Congresso Eucarístico Nacional é realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).

Semana Eucarística da Boa Vista

A Semana Eucarística da Boa Vista volta depois de seis anos de pausa, parte desse tempo devido a pandemia da Covid-19, comemorando 57 anos de Adoração à Jesus na Eucaristia. Com o tema: "Eucaristia, Fonte de Comunhão e Participação”, o evento traz na programação celebrações eucarísticas, catequeses, Terço da Divina Misericórdia e Hora Santa.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas