Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Frutos do Sínodo Amazônico: Mulheres protagonistas na Igreja e na sociedade

"O Sínodo promoveu, fortaleceu e confirmou o protagonismo da liderança da mulher na Igreja", garante a religiosa Círia Catarina Mees, que trabalha na pastoral rural do Vicariato Apostólico de Pando, na Amazônia boliviana

Há 1 ano - por Equipe de Comunicação/ Sínodo Amazônico
Irmã Círia Mees: as mulheres são
Irmã Círia Mees: as mulheres são (foto por Equipe de Comunicação/ Sínodo Amazônico)

"O Sínodo promoveu, fortaleceu e confirmou o protagonismo da liderança da mulher na Igreja". É o que nos garante a religiosa Círia Catarina Mees, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que trabalha na pastoral rural do Vicariato Apostólico de Pando, na Amazônia boliviana. Para irmã Círia, as mulheres são animadoras da fé, presidem a celebração da Palavra, as festividades em suas comunidades, ajudam as comunidades nos sacramentos, ou seja, são "a presença ativa no meio do povo de Deus".

Ela enfatizou que "graças às acólitas oficialmente constituídas, as comunidades podem receber a comunhão" e explicou que ao longo da história da Amazônia a presença da mulher tem sido fundamental para sustentar o trabalho missionário da Igreja.

 

Transmissora da fé

Por sua vez, o Cardeal Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo (Peru) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), afirma que "Jesus é o fundamento de nossa fé e nasce de uma mulher, que é Maria".

O cardeal salientou que "foi marcante no Sínodo Amazônico a liderança das mulheres", incluindo "o Papa Francisco destacou com esta afirmação: "as mulheres não são apenas aquelas que cuidam da vida e do ambiente natural, mas são elas que transmitem fé".

Por esta razão, "o reconhecimento das mulheres nos dá grande esperança e alegria", acrescentou.

 

Sobre a Campanha

Frutos do Sínodo é uma campanha criada e animada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), o Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR) e a Cáritas da América Latina e do Caribe, para celebrar os três anos do Sínodo Amazônico e apresentar alguns dos avanços concreto.

Acompanhe esta campanha em nossas redes sociais @repam.amazonia

Vídeo 2 - Mulheres: https://www.youtube.com/watch?v=A83fLChtCxI

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas