Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Evento celebra os 25 anos do Doutorado Honoris Causa em Comunicações Sociais de Chiara Lubich

Encontro online promovido pela rede NetOne reunirá profissionais e acadêmicos de comunicação e tecnologia do mundo todo que irão refletir sobre estratégias e métodos para a construção da fraternidade universal

Há 1 ano - por Luís Henrique Marques
Evento vai reunir acadêmicos e profissionais de comunicação ligados à Rede NetOne ao redor do mundo
Evento vai reunir acadêmicos e profissionais de comunicação ligados à Rede NetOne ao redor do mundo (foto por NetOne Internacional)

A rede de comunicadores NetOne realiza no próximo dia 19 de novembro (sábado), a partir das 11 horas (horário de Brasília), o evento “Comunicação & mídia: No diálogo para a fraternidade?”, uma iniciativa para celebrar os 25 anos do Doutorado Honoris Causa em Comunicações Sociais, de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, título oferecido em 1997 pela Universidade S. John, de Bancoc, na Tailândia. A iniciativa conta com a parceria da associação internacional New Humanity, do Instituto Universitário Sophia e do próprio Movimento dos Focolares.

O programa prevê a participação de especialistas e profissionais de diferentes regiões do mundo que, em blocos, apresentarão um rol de temáticas que se relacionam com o pensamento de Chiara Lubich sobre comunicação, tendo em vista uma nova cultura comunicacional e midiática que favoreça a construção da unidade e fraternidade universal entre pessoas, grupos e povos. “Chiara Lubich e a comunicação”; “Fake News: entendido o fenômeno, não há nada a fazer?”; “A comunicação e a polarização política e social”; “Comunicação e cultura de paz” (bloco temático que contará com a participação do brasileiro Aldo Quiroga, jornalista da TV Cultura); “Cultura digital e fraternidade”, e “Produções audiovisuais inspiradas em Chiara Lubich são essas temáticas”.

O evento contará com uma programação de duas horas, será transmitido via streaming e contará com tradução simultânea em italiano, inglês, francês, espanhol e português. Para participar, os interessados devem enviar mensagem de e-mail para o endereço netone@net-one.org, indicando no Assunto “Inscrição evento 25 anos HC de Chiara Lubich” e, no corpo da mensagem, informar nome, sobrenome e país onde atua. Em algumas cidades do mundo, o encontro será híbrido, devendo reunir os participantes presencialmente.

Comentários

  • Marcello Riella Benites

    Concordo com Regina. E de fato, como Jornalista que teve contato com a proposta de Chiara Lubich para a comunicação, posso dizer que ela inspira com a fraternidade o nosso relacionamento com colegas, fontes, público e até com as pessoas que citamos em nossa produção jornalística. Um dos elementos centrais dessa proposta é nos colocarmos no lugar de cada uma dessas pessoas e agir coerentemente.

  • Regina Maria da Luz Vieira

    Este será um momento especial e rico, poisa Comunicação sempre foi um ponto chave para a fundadora dos Focolares e também de muitos desafios, sobretudo hoje, na era em que não basta informar, mas também superar fakenews presentes em diversos âmbitos da sociedade!. O que implica numa grande reponsabilidade para os comunicadores no Movimento dos Focolares.