Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Papa à Assembleia Eclesial: 'escutar a voz de Deus e o clamor do povo'

Francisco também recomendou aos participantes encontrar caminhos para evitar que as diferenças se transformem em divisões.

Há 14 dias - por Cléo Nascimento
Papa à Assembleia Eclesial: \'escutar a voz de Deus e o clamor do povo\'
O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e pediu, aos cerca de 1000 participantes que acompanham o encontro realizado no México, que estejam atentos para ouvir a voz de Deus e chegar aos clamores do povo.
 
"O dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento. Numa Assembleia o intercambio facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar ao povo até respirar nele a vontade à qual Deus nos chama. Peço-lhes que procurem escutar-se mutuamente e escutar os clamores de nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos", recomendou o pontífice.
 
Outra palavra utilizada no contexto da sua mensagem foi 'transbordar'. Para Francisco, é preciso discernimento para encontrar a vontade de Deus e caminhos que "evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações".
 
"Neste processo, peço ao Senhor que vossa Assembleia seja expressão do “transbordar” do amor criativo de seu Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária", escreveu.
 
Francisco ressaltou ainda o valor da Assembleia, que caminha em sintonia com a etapa preparatória do 16º Sínodo dos Bispos, iniciada em outubro. Lembrando que a realização desta Assembleia Ecleasial foi precedida por um processo que ouviu aproximadamente 70 mil pessoas em toda região de abrangência do evento.
 
A Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe acontece até o dia 28 de novembro.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!