Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MOSB e UNISAL realizam II Seminário de Bens Culturais da Igreja

Educação, trabalho e missão, além da arte e arquitetura sacra, são temas que deverão ser abordados ao longo do evento

Há 9 dias - por Assessoria de Imprensa - UNISAL
Arte sacra é um dos enfoques obrigatórios do seminário (Foto: Ermita de Santa Madalena, em Loyola, Espanha)
Arte sacra é um dos enfoques obrigatórios do seminário (Foto: Ermita de Santa Madalena, em Loyola, Espanha) (foto por Luís Henrique Marques)

O Museu da Obra Salesiana no Brasil - MOSB, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e o apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Teatro Grande Otelo, no Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

As novas congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho.

Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

Temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a beleza e a contemplação do Divino estarão presentes nos dias do evento.

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

Para aqueles que desejam apresentar trabalhos, as inscrições já estão abertas desde o dia 26 de fevereiro e seguem até o 9 de abril de 2022.  E como ouvinte, as inscrições seguem até 15 de agosto de 2022.  Os certificados do evento serão enviados por e-mail a partir de 1º de setembro de 2022.

Todo o regulamento para a participação, o  edital,  assim  como os modelos para submissão dos trabalhos  estão disponíveis no site: http://www.lo.unisal.br/sistemas/sbci2022/default.aspx

 

Confira a programação:

 

Sexta-feira 26/08

 

8h – Credenciamento

8h30 – abertura

9h às 10h – Conferência 1 – Pe. Ronaldo Luís de Souza Pereira, Salesiano de Dom Bosco

10h às 10h15 – Intervalo

10h20 às 11h20 – Conferência 2 – Ada Ferreira, Sociedade de São Vicente de Paulo

11h30 às 12h30 – Conferência 3 – Rodrigo Luiz dos Santos – Canção Nova

12h40 às 14h – Almoço

14h às 15 h – Conferência 4 – Angelo Alberto Diniz Ricordi, Província Marista Brasil Centro –Sul

15h10 às 15h45 – Intervalo

15h45 às 17h – Visita ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus

 

Sábado 27/08

 

8h30 – Credenciamento

9h às 10h30 – Conferência 5 – Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Arquidiocese de São Paulo

10h30 às 10h45 – Intervalo

10h45 às 12h – Conferência 6 – Pe. Antônio Sagrado Bogaz e Dr. João Henrique Hansen, Congregação da Pequena Obra da Divina Providência – Orionitas.

12h às 13h30 – Almoço

13h45 às 15h15 - Conferência 7 – Frei Marlom Moreira, Província Carmelitana Fluminense

15h15 às 15h30 – Intervalo

15h30 às 16h20 – Comunicações

16h30 às 17h30 – Visita Guiada ao Museu da Obra Salesiana no Brasil.

Encerramento.

 

SERVIÇO:

II Seminário de Bens Culturais da Igreja – MOSB e UNISAL

Data do evento: 26 e 27 de agosto de 2022 – Das 08h às 18h.

Local: Teatro Grande Otelo –

Alameda Dino Bueno, 285/353

Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Período de inscrição de trabalhos: de 26 de fevereiro a 9 de abril de 2022.

Inscrição de ouvintes: 26 de fevereiro a 15 de agosto de 2022

Informações gerais sobre o evento:  e-mail para contato: seminariobensculturais@gmail.com

 

SOBRE O MOSB

O Museu Obra Salesiana no Brasil - MOSB, criado oficialmente em 2008, é uma instituição privada localizado nas dependências do Colégio Liceu Coração de Jesus.

Sua missão é preservar, estudar e difundir o patrimônio da Congregação Salesiana no Brasil.  Com uma coleção híbrida que contempla acervos musical, fotográfico, arquivísticos, documentais, indumentárias e museológicos.

O Museu faz parte do prédio histórico do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana em São Paulo fundada em 1885. O colégio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat em 2013. O complexo do Colégio é composto pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de estilo neoclássico construído em 1881, além do teatro Grande Otelo”.

 

SOBRE O UNISAL:

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 25 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo e também a Unidade Virtual/EaD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Cursos Livres.  

A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas