Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Participantes da 10a Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus divulgam mensagem final

Texto convida aos fiéis e organizações católicas a serem “à Igreja peregrina, presente e atuante na história e por ela corresponsáveis”

Há 2 meses - por Osnilda Lima
Participantes da 10a. Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus (ANOPD)
Participantes da 10a. Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus (ANOPD) (foto por Marcus Tullius)

Mensagem final da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus

Participantes da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus (ANOPD) divulgam Mensagem, neste domingo, 16 de outubro. No texto, a assembleia reafirma a vocação própria de cada pessoa dos respectivos Organismos da Igreja e convida a sentirem-se pertencentes “à Igreja peregrina, presente e atuante na história e por ela corresponsáveis”.

A Mensagem ressalta o tempo desafiador que o atual momento histórico apresenta, “marcado por uma crise civilizacional que repercute em todos os aspectos da vida, dentre os quais o emocional, o afetivo, a economia, a política, o social, o cultural, o ecológico e o religioso”, tal crise gera impacto de sofrimento na vida do povo e na casa comum. E lembra que, além disso, se “acrescenta as ameaças ao Estado Democrático de Direito, o que nos entristece e envergonha”. Com isso, seguindo a Mensagem, “tal realidade exige disposição para acolher os sinais dos tempos, discernimento e ousadia na busca de respostas adequadas às exigências do Reino de Deus e sua justiça”, afirma o texto.

Por fim, a Mensagem põe em evidência o chamado a “construir pontes, estabelecer relações, alimentar a comunhão, trabalhar juntos no cuidado e promoção da vida e da Casa Comum, indo ao encontro das periferias geográficas e existenciais”. E os participantes se comprometem “a trabalhar por condições de vida digna para todos e todas, segundo a medida do Evangelho: ‘Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’” (Jo 10,10).

Acesse a integra da Mensagem https://bit.ly/3EPdny2f


Participam cerca de 180 delegados e delegadas dos Organismos que congregam o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND).

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas