Sínodo: como a Igreja no Brasil está se preparando para o evento
Vídeo traz resumo do processo de preparação e orienta sobre nova etapa continental que acontecerá em Brasília, em março de 2023. Primeira sessão da assembleia sinodal acontecerá em Outubro/2023.
Há 2 meses - por Redação com CNBB

A Equipe de Animação do Sínodo 2021-2024, no Brasil, divulgou um vídeo com informações sobre a primeira etapa do processo sinodal nas Igrejas particulares e orientações gerais à Etapa Continental. A fase prevê uma nova escuta às Igrejas Particulares e encontros nos continentes com término em março de 2023.
No país, mais de 260 sínteses foram recebidas na conclusão da Etapa Diocesana. Todo esse material foi reunido em uma Síntese única, enviada à Secretaria Geral do Sínodo. “A participação expressiva e a adesão entusiasmada ao processo sinodal testemunham a disposição da Igreja em falar e ouvir, especialmente à escuta do que o Espírito diz às Igrejas (cf. Ap 2,29). O processo sinodal, porém, não se encerrou. Estamos a caminho da próxima etapa: a Fase Continental”, reforça comunicado da Equipe Nacional.
Etapa Continental e nova escuta às dioceses
A partir das Sínteses recebidas, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), que tem com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2).
Publicado em 27 de outubro de 2022, o DEC reúne os processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo e recupera trechos de diferentes Conferências Episcopais.
O documento também indica como será a organização da Etapa Continental, que incluirá nova escuta às dioceses. Dessa vez, os principais envolvidos serão o Bispo diocesano e a Equipe sinodal diocesana. Cada diocese poderá discernir a viabilidade ou não de convidar outras pessoas para participar desta etapa. Os passos serão os seguintes:
1) Em atitude orante, ler o Documento para a Etapa Continental.
2) Em conjunto e mantendo a atitude orante, discernir a respeito das três questões indicadas no DEC, n. 106:
a. Depois de ter lido o DEC em ambiente de Oração, quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do vosso continente? Quais as experiências vos aparecem novas ou iluminadoras?
b. Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do vosso continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração nas próximas fases do processo?
c. Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados com outras Igrejas locais no mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?
3) As reflexões do grupo a respeito de cada questão devem ser registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.
Com os formulários respondidos, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de Síntese. Este documento será apresentado na Etapa Continental, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de março, em Brasília, reunindo as Conferências Episcopais do Cone Sul.
A Equipe Nacional, que animou e assessorou a Etapa Diocesana, continua à disposição para auxiliar as dioceses nesse novo passo do caminho Sinodal. O contato principal permanece o e-mail: [email protected].
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 1 ano -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 10 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 10 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos