SIGNIS Brasil realiza planejamento trienal
Diretoria executiva e representantes de setores da associação apresentaram propostas para período 2023-2025.
Há 2 meses - por Redação

Membros da diretoria da SIGNIS Brasil e os setores de TV, Rádio, Educomunicação, Jovem e Agência SIGNIS estiveram reunidos entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no SEPAC Paulinas, em São Paulo, para planejar o período 2023-2025. O encontro foi dividido entre formação, planejamento estratégico e prestação de contas.
A primeira atividade do grupo foi a participação na palestra do Prof. Dr. Fábio Gouveia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que trouxe para reflexão o tema "Infodemia: narrativas em disputa", abordando a transformação da comunicação na sociedade. Em seguida, Padre Tiago Síbula, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação (CEPAC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, falou sobre a relação da CNBB com os organismos da Igreja e abriu espaço para uma partilha com os representantes da SIGNIS Brasil.
Pe. Tiago explicou que CEPAC, SIGNIS, ASCOM (Assessoria de Comunicação da CNBB) e PASCOM (Pastoral da Comunicação) são colunas da comunicação da Igreja no Brasil e que, como setores comunicacionais, têm o desafio de "caminhar juntos em comunhão, proximidade e diálogo".
O segundo dia de trabalho foi dedicado à apresentação de conjuntura dos setores e ao planejamento estratégico da Associação. Conduzida pelo presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, a equipe avaliou o programa da gestão anterior e definiu objetivos, ações e os prazos para realização dos novos projetos. Cada representante ficou com a tarefa de comunicar e alinhar com seu setor os próximos passos para o cumprimento das iniciativas.
Entre as propostas apresentadas estão a oferta de cursos promovidos ou em parceria com a SIGNIS Brasil e um banco de dados no novo portal, que abrigará conteúdos sobre Educomunicação. Os critérios de avaliação e aceitação destes materiais serão estabelecidos pelos membros do setor, coordenado pela Ir. Helena Corazza.
Outros assuntos discutidos durante os dias de encontro foram o fortalecimento da marca SIGNIS Brasil; o diálogo e aproximação com as emissoras de rádio e TV; questões como migrações, outorga e manutenção financeira destes veículos; o Jornal Brasil Hoje, transmitido por dezenas de rádios no país; a sustentabilidade da Agência de Notícias SIGNIS e a importância de um processo formativo para os jovens associados.
Por fim, o secretário-executivo Sérgio Gheller fez a prestação de contas, apresentando um relatório detalhado da situação financeira da associação. Também estiveram presentes durante os dias de planejamento: o vice-presidente da SIGNIS Brasil, Geizom Socacheski (Rede Evangelizar); a secretária Angelica Lima (Rede Imaculada), a tesoureira Jéssica Maia; a jornalista da Agência SIGNIS, Cleonice Nascimento; o coordenador da SIGNIS Jovem, Franklin Machado; o coordenador da SIGNIS Rádio, Felipe Zangari (Rádio Brasil-Campinas) e o coordenador da SIGNIS TV, Nelson Batistote (Rede Imaculada).
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos