Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leão XIV: nascimento de Maria inspira compromisso com a paz

Em missa no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, Papa destacou a simplicidade de Maria, a escuta da Palavra e a responsabilidade de acolher e servir a paz

Há 22 horas - por redação com Vatican News
Leão XIV em oração no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho   (@Vatican Media)
Leão XIV em oração no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho (@Vatican Media)

Na véspera da Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, celebrada nesta terça-feira, 8, o Papa Leão XIV visitou o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, na Itália. Durante a missa presidida nesta segunda-feira, 7, o Pontífice pediu que a celebração do nascimento de Maria contribua para fazer crescer a paz no coração das pessoas e no mundo.

O local mantém uma relação particular com Leão XIV. O Papa esteve no santuário nos primeiros dias de seu pontificado, em 2025, e recordou a presença de Nossa Senhora do Bom Conselho ao longo de sua própria trajetória.

“Ao longo da minha vida, me acompanhou com sua presença maternal, sua sabedoria e o exemplo de seu amor por seu Filho, que é sempre o centro da minha fé”, afirmou.

De volta ao santuário, Leão XIV confiou a Maria tudo aquilo que ainda está nascendo na humanidade. Segundo ele, mesmo o que parece frágil, “como uma semente”, pode ser sinal da fidelidade de Deus.

“Maria é o alvorecer de um novo dia, do nosso mundo finalmente liberto do mal”, disse.

Escutar a Palavra e tomar decisões

Ao refletir sobre a espiritualidade de Nossa Senhora do Bom Conselho, o Papa pediu que os cristãos aprendam com Maria a acolher a Palavra de Deus e a transformá-la em escolhas concretas.

“Peçamos a ela o seu Bom Conselho, para acolhermos a Palavra divina, guardá-la dentro de nós e trazê-la à luz através de decisões corajosas e sábias, de uma conversão autêntica”, afirmou.

Leão XIV também recordou a tradição agostiniana ligada ao santuário e retomou os ensinamentos de São Tomás de Villanova, frade e bispo agostiniano conhecido pelo serviço aos pobres.

A partir das reflexões do santo sobre o silêncio dos Evangelhos a respeito do nascimento e de diferentes momentos da vida de Maria, o Papa incentivou uma relação ativa com as Sagradas Escrituras.

Para Leão XIV, a fé também envolve questionar o texto bíblico, dialogar com as testemunhas da Revelação e buscar compreender os acontecimentos à luz de Deus.

É uma atitude que, segundo o Pontífice, pode ser aprendida com a própria Maria, que questiona, interpreta e guarda os acontecimentos no coração.

A grandeza no caminho da simplicidade

Ao falar sobre a Natividade de Nossa Senhora, Leão XIV chamou atenção para o contraste entre os títulos posteriormente atribuídos a Maria e a simplicidade de seu nascimento.

“Celebramos o nascimento de uma menina chamada a ser a Mãe de seu Criador, a Mãe de Deus que salva. No entanto, ela nasce simplesmente uma menina, como as filhas e netas que seguramos em nossos braços”, afirmou.

Segundo o Papa, embora Maria seja reconhecida como Senhora e Rainha, a maneira como Deus agiu em sua história revela um caminho marcado pela simplicidade e pelo silêncio, sem deixar de ser transformador.

Essa lógica, acrescentou, também está presente em Jesus e ajuda a compreender o Reino de Deus. Nele, a prepotência não encontra espaço e a onipotência divina se manifesta por meio da criação, do serviço e do cuidado com a vida.

“Deixemos a paz crescer em nós”

No final da homilia, Leão XIV relacionou diretamente a celebração do nascimento de Maria com o compromisso pela paz.

O Papa convidou os fiéis não apenas a desejar a paz, mas a reconhecê-la como dom de Deus, acolhê-la e colocá-la a serviço das relações e do mundo.

“Queremos imaginar a paz, ampliar os limites da compreensão e pintá-la em nossa alma, para reconhecer que ela já existe, para acolhê-la e servi-la”, declarou.

Leão XIV definiu a paz como “dom de Deus, o sopro do Ressuscitado, a obra do Espírito Santo” e indicou uma dimensão pessoal para sua construção.

“Deixemos a paz crescer em nós. Ela brotará no mundo. E a Mãe do Bom Conselho nos acompanhará nessa missão”, concluiu.

 
 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas