Home
>
Notícias
>
Cobertura Especial
>
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Para Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, é preciso estar atentos ao apelo do Papa e avaliar aspectos do documento de Aparecida que 'não foram assumidos'.
Há 1 ano - por Cléo Nascimento

![]() |
"O Papa Francisco nos pede que retomemos o documento de Aparecida, porque ele contém uma riqueza muito grande, que talvez não tenha sido ainda absorvida bastante. E esse documento ainda tem muito a oferecer para a Igreja em nosso continente e continua muito atual", pontuou o arcebispo de São Paulo.
O anseio de "reavivar o espírito" da Conferência de Aparecida foi demonstrado por Francisco no primeiro parágrafo de sua mensagem aos participantes da Assembleia, acompanhado do desejo de "impulsionar uma Igreja em saída sinodal".
Dom Odilo Scherer ressaltou que é preciso fazer uma avaliação dos resultados alcançados pela V Conferência, mas também entender de que maneira as propostas e conclusões do Documento de Aparecida já influenciaram a vida da Igreja na América Latina, seja no âmbito pastoral, como da evangelização.
"Mas pede o Papa também que avaliemos aqueles aspectos que, por acaso, ainda não foram assumidos bastante e que devem ser assumidos mais para produzir o seu fruto", pontuou.
Ainda sobre o documento, Dom Odilo disse que os grupos de trabalho retomaram um dos conceitos importantes da Conferência de Aparecida: o da conversão pastoral.
“A Igreja como um todo é convidada a se rever, a se renovar, e, portanto, a se voltar mais e mais para Jesus Cristo e renovar a sua adesão a Jesus Cristo e ao Evangelho”, explicou o Cardeal.
Para ele, a conversão pastoral requer atitudes como “mudar os métodos da pastoral, o foco, as atenções da pastoral, o jeito da pastoral”. Movida por esta conversão, que deve ser missionária, “nossa Igreja não pode se entender como uma Igreja que já está pronta, já cumpriu sua missão”, salientando que “tudo na vida da Igreja deve ter a sua dimensão missionária”.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 1 ano -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 10 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 10 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos