Home
>
Notícias
>
Cobertura Especial
>
'Escuta' não tem finalidade de marketing religioso, diz Secretário Geral do CELAM
'Escuta' não tem finalidade de marketing religioso, diz Secretário Geral do CELAM
Segundo Dom Jorge Lozano, a partir de domingo, a Assembleia Eclesial inicia uma nova etapa, baseada nas contribuições surgidas do encontro.
Há 1 ano - por Cléo Nascimento

O Secretário Geral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), Dom Jorge Eduardo Lozano, disse durante Assembleia Eclesial, nesta quinta-feira (25), que a atitude de 'escuta' precisa ser realizada como uma atitude de respeito a outra pessoa.
"Sabemos, 'escuta' não tem a finalidade de um marketing religioso, implica entrar com os pés descalços nos corações que se abrem, reconhecendo que estamos pisando em território sagrado", refletiu o arcebispo, lembrando a recomendação do Papa Francisco em sua mensagem aos participantes do encontro.
Dom Lozano também enfatizou que a Assembleia Eclesial tem etapas distintas e que o próximo domingo (28), fechamento do evento no México, não será a finalização da Assembleia, mas somente a conclusão de uma fase: "Teremos aberto um processo ao qual iremos fazendo outros discernimentos, a partir das contribuições que vamos recolher destes dias de trabalho, de partilha".
Recordando a V Conferência Geral de Aparecida, Dom Jorge Lozano contou que ao publicar o Documento conclusivo do encontro, os participantes se perguntavam quais seriam os caminhos para que o documento fosse apropriado pelos bispos. No entanto, logo se deram conta de que o mais importante "era que as dioceses se apropriassem dele, o povo de Deus, não apenas os bispos em suas jurisdições, mas toda a Igreja".
"Hoje, seguimos escutando algumas perguntas parecidas. Eu as tenho escutado e provavelmente vocês também. Quando falamos da Assembleia ou do Sínodo, às vezes dizemos: como fazemos para que os padres se apropriem deste caminho? Como fazemos para que os bispos acompanhem esse processo? Na verdade, deveríamos trabalhar para que todos os membros do povo de Deus o acompanhem e o assumam neste caminho".
O arcebispo também explicou que não se trata de contrapor vocações, mas de unir a todos, homens e mulheres de fé que, com diferentes carismas, vocações e ministérios constituem o povo de Deus, convidado a caminhar em unidade.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos