Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dica de leitura: Irmã Dulce, a santa brasileira que fez dos pobres sua vida

Escrito pela jornalista Karla Maria, livro narra a história e obra da santa baiana que dedicou sua vida a servir os humildes.

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Dica de leitura: Irmã Dulce, a santa brasileira que fez dos pobres sua vida
Não se engane com a espessura do livro "Irmã Dulce, a santa brasileira que fez dos pobres sua vida", da jornalista Karla Maria. Em pouco mais de 130 páginas, que podem facilmente ser lidas em um ou dois dias, Karla apresenta Santa Dulce com profundidade e a humildade que lhe era peculiar.
 
Entre narrativas e depoimentos, somos convidados a percorrer os caminhos da Bahia e nos deter em cenários e pessoas que participaram de sua trajetória sejam como assistidos, como colaboradores de sua missão.
 
Por meio de um bom trabalho de apuração e de linguagem literária, Karla Maria traz à cena outros personagens importantes, como José Maurício que, pela intercessão de Irmã Dulce, recebeu o milagre da cura da visão. É emocionante ler este relato e perceber que, mesmo não estando mais nesta terra, continua a participar da vida de seus filhos.
 
Aliás, tamanha é a consideração por Santa Dulce, que todos aqueles acolhidos por ela a chamam por mãe. Esse é um dos detalhes trazidos no livro. Basta ler depoimentos como o de Cícero Jesus: "Sempre foi e sempre será um motivo de alegria ser filho de Irmã Dulce. Pude botar minha cabeça no colo dela e receber seu carinho. Estar aqui nesse hospital é motivo de muita alegria e orgulho. Quero sempre ficar aqui, porque aqui me sinto em casa. Tenho orgulho de ser filho dela".
 
Para a autora, a experiência de escrever sobre a Santa foi uma verdadeira lição: "caminhar por onde ela caminhou, ouvir e registrar os depoimentos de pessoas que com ela conviveram e dela receberam carinho, acolhida, ou a intercessão para os milagres, foi uma experiência bonita, de reencontrar o humano em uma sociedade que se mostra cada vez mais desumanizada”, conta.
 
Em cada capítulo, o leitor conhece a origem de Irmã Dulce, sua vida no convento, o trabalho com os operários, sua luta em defesa dos mais pobres, além da história do hospital que surgiu de um simples galinheiro.
 
Uma obra de grande valor para quem quer conhecer a Santa que transformou sua vida em uma intensa missão de servir e acolher quem mais necessita.
 
Sobre a autora:
Jornalista da Agência Signis, paulistana. Nasceu em 1984. Trabalhou nos jornais O São Paulo, Metrô News, Folha Metropolitana e nas revistas Missões e Família Cristã. Colabora com O Mensageiro de Santo Antônio. Recebeu, por suas reportagens, por duas vezes, o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos anos de 2012 e 2017, com reportagens sobre direitos humanos. Est ano concorre mais uma vez a esse prêmio (confira matéria neste portal).Também em 2017 foi premiada como escritora revelação de Guarulhos, cidade onde vive, com o livro Mulheres Extraordinárias. 
 
Irmã Dulce, a santa brasileira que fez dos pobres sua vida
Autora: Karla Maria
Editora: Paulus
Páginas: 135

Galeria de imagens

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!