Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sociedade São Vicente de Paulo: 30 milhões de pessoas diariamente amparadas pela caridade

No dia do santo patrono, conheça o trabalho da instituição presente em mais de 150 países. Saiba como ajudar.

Há 3 anos - por Redação com SSVP
Sociedade São Vicente de Paulo: 30 milhões de pessoas diariamente amparadas pela caridade
Presente em mais de 150 países, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros.
 
Em seu trabalho caritativo conta com mais de 1,5 milhão de voluntários, além dos 800 mil sócios que ajudam na assistência diária de aproximadamente 30 milhões de pessoas.
 
Internacionalmente, a Sociedade de São Vicente de Paulo é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).
 
No Brasil, a instituição foi fundada em 1872, atuando com cerca de 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). A instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.
 
Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.
 
Uma rede de caridade
 
O trabalho de Caridade desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo ao longo de mais de um século no Brasil teve como consequências uma expansão de atividades e a obtenção de uma credibilidade por parte da população.
 
Assim, pouco a pouco, foi sendo formada uma grande rede de Caridade, através de voluntários, que se reúnem em Conferências. Elas são grupos que se encontram em paróquias, escolas, residências e têm como objetivo organizar o serviço prestado por seus membros às famílias favorecidas. No Brasil existem, aproximadamente, 20 mil conferências.
 
Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que assiste.
 
Como ajudar?
 
Existem diversas formas de contribuir. É possível se tornar um voluntário ou ser um benfeitor da SSVP.
 
Para ser um voluntário vicentino é preciso frequentar as reuniões das Conferências. Para isso, basta procurar uma  Paróquia onde haja o grupo e comparecer.
 
Outra forma de ajudar a SSVP é sendo um colaborador afetivo e efetivo da instituição. As doações podem ser feitas diretamente para qualquer grupo vicentino, nas paróquias ou nas sedes locais da Sociedade de São Vicente de Paulo.
 
Para mais informações sobre a Sociedade São Vicente de Paulo e como ajudar, acesse: ssvpbrasil.org.br.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!