Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caridade franciscana: conheça entidades inspiradas no exemplo de São Francisco de Assis

Instituições baseadas no carisma franciscano e que auxiliam pessoas e prestam diversos serviços sociais.

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Caridade franciscana: conheça entidades inspiradas no exemplo de São Francisco de Assis
São Francisco, celebrado neste dia 4 de outubro é estímulo para muita gente e em inúmeras ocasiões. Sua história atravessa espaços e gerações, sendo admirada inclusive por não-católicos. Não poderia ser diferente, afinal, mais que um nome a ser celebrado, o Pobre de Assis é um exemplo a ser seguido. Seja por sua mensagem, seja por suas atitudes, o santo continua atraindo discípulos e inspirando entidades em inúmeros projetos sociais. Conheça algumas dessas instituições e saiba como ajudar.
 

SEFRAS

 
Guiado pelos valores franciscanos "Acolher, Cuidar e Defender", o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) atende mais de 2 mil pessoas todos os dias em diversas regiões do Brasil.
A entidade foi criada no ano 2000 pela Província da Imaculada Conceição, como uma forma de organizar as ações sociais e assistenciais dos frades em seus territórios de atuação.
O centro de atuação do Sefras está no combate à fome, às violações de direitos e inserção econômica e social de pessoas em situação extrema de vulnerabilidade como: idosos sozinhos, imigrantes e refugiados, crianças pobres, população de rua e pessoas com hanseníase.
 
COMO AJUDAR:
  • Doando alimentos não perecíveis e cestas básicas; materiais de prevenção (como luvas, álcool em gel, máscaras descartáveis etc) e produtos de higiene pessoal
  • Doando marmitas e roupas
  • Sendo um voluntário
  • Através de doação financeira
 
MAIS INFORMAÇÕES:
  • Central de Doações - São Paulo: Whatsapp e Telefone (11) 3795-5220
 
 

FAZENDA DA ESPERANÇA

 
Presente em todos os estados brasileiros e também no exterior, a Fazenda da Esperança atua como comunidade terapêutica desde 1983, auxiliando pessoas no processo de recuperação de vícios, principalmente álcool e drogas. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.
A Fazenda Esperança se alimenta espiritualmente de duas fontes: da pobreza franciscana e da unidade dentro do Movimento dos Focolares. Esse carisma foi confiado a um franciscano chamado Frei Hans Stapel, e outros três jovens – Nelson, Iraci e Luci. Juntos, buscavam viver de forma concreta o Evangelho e beber dos carismas de São Francisco e de Chiara Lubich.
 
COMO AJUDAR:
  • Doações financeiras e de bens
  • Tornando-se integrante do projeto "Família dos Embaixadores". Após um cadastro, um boletim é enviado periodicamente com informações e necessidades da entidade. Além disso, é encaminhado um boleto para contribuição voluntária.
  • Tornando-se um voluntário na unidade mais próxima
  • Adquirindo produtos da loja virtual
 
MAIS INFORMAÇÕES:
 
 

TOCA DE ASSIS

 
A Fraternidade Toca de Assis foi fundada em 1994, na cidade de Campinas, São Paulo. Assim como São Francisco, um dos pilares de sua espiritualidade é a pobreza.
Tendo sempre em primeiro lugar a adoração ao Santíssimo Sacramento, o instituto traz em sua veia missionária o acolhimento e auxílio a pessoas pobres em situação de rua.
A Fraternidade está presente em diversas regiões do país.
 
COMO AJUDAR:
  • Doações financeiras mensal
  • Sendo um arrecadador
  • Através de iniciativas solidárias, como arrecadações espontâneas
 
MAIS INFORMAÇÕES:
 
 

ASSOCIAÇÃO SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS

 
A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus é uma entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos dedicada a acolher, cuidar e servir pessoas em necessidades. Fundada em 1985, em Jaci, São Paulo, a entidade hoje atua nos Estados de Goiás, Paraná, Ceará, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
O trabalho da Associação engloba a gestão hospitais gerais e específicos, serviços de saúde como Ambulatórios Médicos de Especialidades, Pronto Socorro, Farmácia de Alto Custo, entre outros;  albergues, casa abrigo para doentes em tratamento de saúde, restaurante popular; comunidades terapêuticas de recuperação; ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas e projetos educacionais para criança e adolescentes, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas pelas crianças e adolescentes. Além disso, mantém uma missão em Porto Príncipe, Haiti, que desenvolve atendimentos de saúde, educação e nutrição.
 
COMO AJUDAR:
  • Doações financeiras
  • Campanha "Todos Unidos a serviço da Vida" com doações em valores estipulados destinados ao enfrentamento da Covid-19
 
MAIS INFORMAÇÕES:

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!