Cimi lança relatório anual de violência contra povos indígenas

Levantamento será divulgado nesta quinta-feira (28), em evento online, com participação da diretoria da entidade e presidência da CNBB.

Há 3 anos - por Redação com informações do Cimi
Cimi lança relatório anual de violência contra povos indígenas
Será lançado amanhã (28) o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, com dados de 2020 e organizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A apresentação acontecerá em um evento online, com transmissão pelos canais e redes do Cimi e de organizações parceiras da causa indígena, a partir das 15h (horário de Brasília).

Dividido em três capítulos principais, organizados em 19 categorias, o levantamento traz um retrato das diversas formas de violências praticadas contra os povos indígenas em todo o país.

A publicação sistematiza informações relacionadas a violações contra seus direitos territoriais, como invasões das terras indígenas; a violência contra a pessoa, como assassinatos e ameaças; e as violações por omissão do poder público, como desassistência nas áreas da saúde e da educação, mortalidade na infância e suicídios.

Com dados referentes a 2020, esta edição do Relatório reflete a realidade dos povos indígenas durante o segundo ano do governo Bolsonaro e apresenta também análises sobre as violações contra seus direitos em meio à pandemia de Covid-19.

Além dos organizadores do documento e membros do Cimi, participam do evento o presidente da entidade, Dom Roque Paloschi; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o secretário-executivo da CNBB, Dom Joel Portella Amado e lideranças indígenas dos povos Macuxi e Yanomami.