Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com quase 2 milhões de integrantes, Apostolado da Oração celebra 150 anos no Brasil

Movimento que surgiu na cidade de Itu - SP, está presente em todas as dioceses do país.

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Apostolado da Oração: rezar pelas necessidades da Igreja e promover a devoção ao Coração de Jesus
Apostolado da Oração: rezar pelas necessidades da Igreja e promover a devoção ao Coração de Jesus (foto por Arquivo do Apostolado da Oração Nacional)
Durante muito tempo, quando se ouvia falar do Apostolado da Oração, a imagem comum era a de senhoras com suas fitas vermelhas e que se reuniam semanalmente para momentos de oração. Celebrando seus 150 anos no Brasil, o movimento mantém sua essência e missão, mas passa por um processo de recriação como Rede Mundial de Oração do Papa. Com isso, vem agregando novos públicos como os jovens e também homens, que encontram no grupo um caminho espiritual dentro da Igreja.
 
Além da missão de rezar pelas necessidades da Igreja e do mundo e difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado é testemunho de perseverança e religiosidade, seguindo as orientações do Papa.
 
Em 1º de outubro de 1871, o missionário jesuíta, Pe. Bartolomeu Taddei, fundou na cidade de Itu, no interior de São Paulo, um centro do AO que espalhou ramos por todo país. Ao longo dessa história, o movimento passou de uma associação de fiéis leigos para, atualmente, uma Obra Pontifícia, garantindo presença em todas as dioceses e arquidioceses do Brasil reunindo aproximadamente 2 milhões de integrantes.
 
Pe. Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado da Oração, explica que, dada sua capilaridade, o AO é o grupo eclesial que mais congrega pessoas: "São leigos que consagram suas vidas numa fórmula muito singela para oferecer todos os dias a vida pela missão. Assim também com os jovens. O MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) é o segundo movimento que congrega mais jovens na Igreja" - no Brasil, são aproximadamente 10 mil adeptos, distribuídos em 400 grupos.
 

Papa Francisco

 
O momento é tão significativo para o Apostolado da Oração no Brasil, que o próprio Papa Francisco se dispôs a escrever uma carta pelos 150 anos. Na mensagem, o pontífice parabeniza pelo aniversário do AO e destaca: "Esse serviço apostólico é fundamental, pois o coração da missão da Igreja é a oração".
 
Pe. Eliomar Ribeiro diz que a carta foi recebida com grande entusiasmo: "Ele está recordando essa nossa missão de continuar unido ao coração de Jesus para oferecer a vida, vencer os desafios, espalhar a alegria do evangelho e a esperança onde quer que nós nos encontremos".

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!