Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Papa Francisco: redescobrir a dimensão comunitária da liberdade no pós-pandemia

Audiência Geral foi marcada pela presença de um garoto que ganhou a simpatia de Francisco e serviu de inspiração para sua reflexão semanal.

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Papa Francisco: redescobrir a dimensão comunitária da liberdade no pós-pandemia
(foto por Reprodução Youtube Vatican News)
Liberdade. Essa foi a palavra-chave da catequese do Papa Francisco, realizada na manhã desta quarta-feira (20), durante a Audiência Geral, no Vaticano.
 
Com base na Carta de São Paulo aos Gálatas, Francisco convidou os fiéis a pensar o conceito de liberdade a partir da caridade e a expressá-la numa proposta social, em que se possa buscar o bem comum.
 
“Sobretudo neste momento histórico, precisamos de redescobrir a dimensão comunitária, não individualista, da liberdade: a pandemia nos ensinou que precisamos uns dos outros, mas não é suficiente sabê-lo, precisamos de o escolher concretamente todos os dias”, disse o pontífice.
 
Francisco também criticou uma das “mais difundidas concepções modernas de liberdade”, a ideia de que “a minha liberdade acaba onde começa a tua”.
 
“Aqui falta a relação, o relacionamento, trata-se de uma visão individualista”, advertiu, sublinhando que “a dimensão social é fundamental para os cristãos, permitindo-lhes olhar para o bem comum e não para o interesse particular”.
 
A presença de uma criança marcou o encontrou. Pablo Junior, de 10 anos, conseguiu furar a barreira de segurança e se aproximar do Papa para cumprimentá-lo. O garoto, que possui uma deficiência cognitiva, acompanhava a família no evento e ganhou a simpatia dos fiéis e de Francisco. "Este menino teve a liberdade de se aproximar e se mover como se estivesse em casa", disse o Papa, lembrando as palavras de Jesus no Evangelho: "Se vocês não se tornarem como crianças, vocês não entrarão no Reino do Céu."

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!