Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conheça os idealizadores do podcast 'Uma Conversa', ganhador do prêmio 'Microfone de Prata' da CNBB

Produzido desde 2017, programa aborda assuntos relacionados à fé, religiosidade e teologia, mas também trata de cultura, temáticas sociais e atualidades.

Há 2 anos - por Cléo Nascimento
Pedro Luís e Alexandre Ferreira recebem das mãos de Dom Jorge Pierozan (bispo-auxiliar de São Paulo) o prêmio \'Microfone de Prata\'.
Pedro Luís e Alexandre Ferreira recebem das mãos de Dom Jorge Pierozan (bispo-auxiliar de São Paulo) o prêmio 'Microfone de Prata'. (foto por Arquidiocese de São Paulo)
Em 2008, os jovens Pedro Luís e Alexandre Ferreira eram estudantes de teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e já vislumbravam a criação de um podcast onde pudessem expressar suas ideias em relação a fé e à Igreja Católica, mas também sobre cultura, sociedade, valores etc. O tempo passou, mas o projeto não se perdeu e, no ano de 2017, ganhou vida e foi batizado com o nome de "Uma Conversa".
 
Nesse bate-papo, Pedro e Alexandre trazem um pouco da história do programa, reconhecido com o Microfone de Prata, premiação concedida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para produções e profissionais que se destacam na categoria rádio.
 
Como surgiu a ideia do podcast 'Uma Conversa'?
 
Alexandre: A gente já ensaia um podcast nosso desde 2008. A gente fez um um primeiro podcast da PUC São Paulo, da Faculdade de Teologia e um pouco por iniciativa e entusiasmo meu e já uma assessoria do Pedro. Naquela época, fizemos um ensaio do que seria o Uma Conversa, mas a ideia era estar com os professores de teologia e isso ficou disponível por um tempo e depois essa iniciativa acabou. Éramos estudantes na época e logo nos formamos, mas isso ficou latente. Após algum tempo, em 2017, conversando com o Pedro, a gente pensou que estava na hora de fazer um projeto com mais intencionalidade, de falar para um público católico, sobretudo para os jovens, sobre temas de teologia, mas também de atualidade e de um jeito que talvez ainda não tenha na podosfera, sem tantas amarras sem um tom tão pesado de identidade.
 
Pedro: Então a gente queria fazer algo que, lógico, envolvesse a nossa ética, a nossa fé, o nosso jeito de enxergar o mundo, o Evangelho, mas que fosse algo muito mais livre, muito mais tranquilo. Eu entendo que o nome do podcast foi uma das coisas que a gente demorou pra pensar e foi ele quem moldou o formato do podcast que tem a proposta de ser mesmo uma conversa, ser muito mais leve.
 
Então, como acontece a produção e escolha dos temas do programa?
 
Pedro: Cada programa tem um processo diferente.  O Alexandre elabora com muito carinho, ele é o curador de uma lista de temas. Mas a gente se desafia do ponto de vista criativo de tentarmos ser o mais atual possível quando o programa é lançado. A gente sempre tem essa preocupação. Então, se a gente julga que deve se falar aí de um tema ligado a política, a gente fala...
 
Alexandre: Esse processo hoje é bastante orgânico pra nós e determina um pouco nossa amizade, porque a gente que acaba conversando muito todos os dias sobre assuntos variados, mas também sobre o tema do podcast, o que a gente vai falar, o que a gente já falou. Então, essas coisas acabam reverberando. Por isso, Uma Conversa é uma conversa também nesse sentido de que é feito de uma maneira dialógica. Também algumas coisas que os ouvintes falam, nos tocam e acabam virando pauta para os próximos programas.
 
Quais são os cuidados em relação à escolha dos temas?
 
Pedro: Somos livres na escolha dos temas mas, em relação à Igreja, existe um pouco mais de cuidado. Costumamos dizer que somos CNBB Futebol Clube e não é porque ganhamos o prêmio, mas por sermos cristãos, católicos... Além disso, a gente entende de eclesiologia e sabe da importância de ser fiel sim à Igreja, ao Santo Padre, aos bispos com todo respeito e obediência. Mas a gente não se censura quanto à escolha de temas. Se a gente acha que pode dar uma contribuição em relação a determinado assunto, assim é feito.
 
Gostaria que vocês falassem do episódio que recebeu o prêmio Microfone de Prata e chamado 'Uma Conversa sobre Lázaro'.
 
Alexandre: Nós fizemos ali uma consulta de alguns programas, a partir do que estava em nosso coração. Mas, o episódio 'Lázaro nas Ruas de São Paulo' foi muito representativo porque trazia aquele período da pandemia onde a gente já estava há alguns meses confinado, tentando viver o isolamento social ou o distanciamento social. Estava começando o inverno e, se pra gente que estava em casa já era difícil, imagina pra quem não tem casa. Naquela semana o Criolo e o Milton Nascimento lançaram a nova versão da música 'Não Existe Amor em SP' e aí foi o processo, né Pedro?
 
Pedro: A ideia do programa nasceu de uma conversa muito rápida entre mim e o Alexandre, pelo Telegram: "Olha, a gente poderia falar sobre essa nova música do Criolo, achei muito legal, bora pensar nisso... Lázaro, São Paulo, Arsenal da Esperança...". E fizemos um episódio sobre o tema.
 
O que esse prêmio significa para vocês?
 
Alexandre: É um motivo de honra ter esse reconhecimento da CNBB, porque a gente caminha junto com os bispos, caminha junto com a Igreja do Brasil. Então, isso dá um estímulo pra gente continuar falando as coisas do jeito que a gente fala e, de alguma maneira, continuar provocando, inquietando. Para além disso, é importante pensar que um novo formato ganhou esse prêmio, um podcast. A gente ama a mídia podcast e, de certa forma, sente que esse reconhecimento vale para toda produção feita nesse formato.
Aproveito também para agradecer nossos ouvintes que nos apoiam e que estão conosco.
 
Novos episódios do Podcast Uma Conversa são disponibilizados semanalmente e aos domingos nas principais plataformas de áudio.
 
 
 
Ouça aqui o programa 'Lázaro nas Ruas de São Paulo', ganhador do prêmio Microfone de Prata, da CNBB.

Galeria de imagens

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!

Mais lidas