Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas

Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024

Há 6 meses - por Redação
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Num momento em que a Sinodalidade está em destaque para Igreja Católica, apontar caminhos que favoreçam sua prática é de grande utilidade. Nesse sentido, também o tema 'governança' vem ganhando atenção dentro de organizações religiosas, empenhadas em desenvolver práticas que respondam com coerência a este novo momento da Igreja e da sociedade. Pensando nisso, a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Governança Eclesial.
 
Entrevistamos o Padre Rafael Uliano, professor na FACASC, para entender melhor o conteúdo do curso e sua relevância. O Padre Uliano destacou a diferença entre governança e gestão eclesial. "Enquanto a gestão envolve o processo geral de tomada de decisões dentro da instituição, a governança é o conjunto de regras e práticas que garantem que a instituição está cumprindo seus deveres".
 
E não estamos falando somente de grandes organizações, isso vale para uma distinta congregação como para uma pequena comunidade do interior; ambas podem correr ricos de desvios que lhes causem desequilíbrio institucional. "Os escândalos no âmbito administrativo revelam uma crise de credibilidade e, consequentemente, uma crise de governança corporativa nas organizações religiosas", explicou Padre Uliano.
 
"Ao aderir às boas práticas de governança corporativa, as organizações religiosas podem assegurar aos fiéis que os recursos doados estejam sendo aplicados de maneira correta e eficiente, coibir práticas de corrupção, tornando a imagem institucional forte e confiável", destacou.
 
Sobre o Curso de Governança Eclesial
 
O curso de Pós-Graduação em Governança Eclesial aborda uma diversidade de temas, incluindo aspectos históricos, bíblicos, imobiliários, tecnológicos, contábeis e jurídicos civis-canônicos da governança. Também inclui tópicos sobre conselhos, comitês, captação de recursos, auditoria, governança estratégica no Terceiro Setor, sustentabilidade social e ambiental, e gestão de crises.
 
O curso tem duração de 18 meses, com início em janeiro de 2024, e é direcionado a bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, ecônomos, leigos e leigas, bem como a todos os interessados em aprofundar seu conhecimento e prática na administração eclesiástica, portadores de diploma de curso superior.
 
Para obter mais informações sobre o Curso de Pós-Graduação em Governança Eclesial da FACASC, você pode entrar em contato através dos seguintes canais:
 
**Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC)**
Endereço: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal, CEP 88040-245, Florianópolis/SC.
Contatos: Telefone: (48) 3234-0400 - Ramais 201 ou 202
E-mail: secretaria.pos@facasc.edu.br e coordenacao.pos@facasc.edu.br

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!