Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No Dia Mundial do Turismo, Santa Sé faz apelo por setor mais inclusivo

Mensagem assinada pelo Cardeal Peter Turkson chama a atenção para turismo consciente, com respeito entre as pessoas e ao meio ambiente

Há 1 mes - por Cléo Nascimento
No Dia Mundial do Turismo, Santa Sé faz apelo por setor mais inclusivo
A Santa Sé divulgou uma mensagem por ocasião do Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta segunda-feira (27). A carta é assinada pelo Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e tem como tema "Turismo para o crescimento inclusivo: a pessoa por detrás dos dados".
 
Seguindo a temática escolhida pela Organização Mundial do Turismo, o Cardeal Turkson reconhece os impactos causados pela pandemia de Covid-19 para empresas e trabalhadores do setor e faz um apelo para que as pessoas sejam vistas e consideradas para além das estatísticas.
 
"Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco tem exortado frequentemente os fiéis católicos e todas as pessoas de boa vontade a 'ir além' dos dados económicos para 'ir ao encontro de pessoas em dificuldades; a exercer a criatividade que lhes permite encontrar soluções em situações de bloqueio; a afirmar as razões da dignidade humana contra a rigidez da burocracia' e a 'promover o bem-estar social e económico de toda a humanidade, oferecendo a todos a oportunidade de alcançar o seu próprio desenvolvimento'", destacou o cardeal.
 
O documento também convida a uma "abordagem inclusiva do turismo" e a evitar o individualismo e nacionalismo: "Só desta forma podemos evitar a "variante" do vírus que se propaga quando encorajamos uma economia doente, que permite a algumas pessoas muito ricas possuir mais do que o resto da humanidade e quando os padrões de produção e consumo destroem o planeta".
 
Em nome do Dicastério, o Cardeal Peter Turkson também encoraja a promover um turismo que "permita encontros entre pessoas e com territórios diferentes", com respeito entre si e ao meio ambiente.
 
Aos bispos e responsáveis pelo setor, a carta traz a orientação de que trabalhem em colaboração com as autoridades locais por um turismo que "respeite as pessoas e a natureza e que promova uma economia justa e inclusiva".
 

Mensagem da Pastur

 
O arcebispo de Santarém (PA), Dom Irineu Romane, referencial da Pastoral do Turismo (Pastur), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinou uma mensagem que acompanha a reflexão do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral para a data.
 
Ao tratar das propostas práticas para o setor do turismo, Dom Irineu indicou a atuação dos voluntários da pastoral "para ouvir, oferecer informações, curiosidades e detalhes de uma Igreja ou arquitetura que embeleza os diversos Santuários dedicados à Virgem Maria e aos Santos de norte a sul de nosso país".
 
O bispo também chama a atenção para a realidade profissional do turismo, e pede que as empresas abram suas portas para a inclusão de pessoas que aproveitaram o período da pandemia para se especializaram no tema, como os acadêmicos.
 

Dia Mundial do Turismo

 
A data é celebrada desde 1980 e foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo durante a terceira Conferência da Assembleia Geral da OMT. O objetivo é aumentar a consciência sobre o papel do turismo e demonstrar como ele influencia aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos no mundo.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!