Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Expressões carismáticas católicas

CNBB cria GT para promover refletir sobre ação desse segmento da Igreja no Brasil

Há 3 anos - por Revista Ekklesía Brasil
Expressões carismáticas católicas
(foto por Luís Henrique Marques)

Foi criado recentemente um grupo de trabalho (GT) que irá refletir sobre as expressões carismáticas na Igreja do Brasil. Aprovada pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato que tem como objetivo seguir avaliando as diferentes expressões do pentecostalismo católico no País, o que dá continuidade ao estudo que culminou com a publicação, na década de 1990, do documento 53 da CNBB “Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica-RCC”, além de uma série de seminários realizados desde então e a elaboração do subsídio “Associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades” para a 55ª Assembleia Geral dos bispos brasileiros.

A razão da iniciativa se dá pelo fato de que entre essas expressões carismáticas (ministérios, serviços, novas comunidades), há tendências fundamentalistas bastante fortes, parte das quais com presença marcante nos meios de comunicação, o que as torna referência na forma de pensar de grande parte dos fiéis católicos. Farão parte desse GT dom José Aparecido (referencial para a RCC); dom Mário Spaki (referencial para o Serviço Internacional de Comunhão Charis), e dom Roberto Ferreira Paz (referencial para as Novas Comunidades). Ligado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, o grupo terá ainda a participação de representantes do Conselho dos Religiosos no Brasil (CRB), Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, do Charis e RCC, além de contar com a assessoria de outras comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!