Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Igreja no Brasil promove Muticom 2021

EVENTO – O Mutirão Brasileiro de Comunicação deve reunir profissionais, acadêmicos e agentes de pastoral e terá a comunicação integral como seu tema base

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques (Texto publicado originalmente na edição de junho/2021 da revista Cidade Nova)
Igreja no Brasil promove Muticom 2021

            Acontece nos dias 23 e 24 de julho a edição deste ano do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o maior encontro de comunicação eclesial do País. “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas” é o título central do congresso, que deve reunir profissionais de diferentes áreas de comunicação, acadêmicos e agentes de pastoral. A promoção é da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a realização é da Pastoral da Comunicação (PasCom) Brasil, da SIGNIS Brasil (associação de comunicação católica, da qual Cidade Nova faz parte) e da Rede Católica de Rádio (RCR), com a parceria e o apoio institucional da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

            De acordo com o professor Mozahir Salomão Bruck, da PUC-Minas e coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB, a temática do Muticom 2021 aborda “a inarredável defesa política e social de uma comunicação democrática, horizontalizada e responsável”. Para o docente, para além de um tema, esse é também um lema, “pois se coloca como um brado, um grito de inclusão dos que são marginalizados, impedidos de se manifestarem e de darem-se a conhecer em seus modos de ver e de dizer o mundo”. Ele afirma ainda que a comunicação integral implica a “abertura que deve existir em relação ao outro”, “uma postura verdadeiramente dialógica” e uma “consideração das diferenças e do direito humano de todos a se comunicar”.

            Em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e para seguir as orientações das autoridades sanitárias, o programa do Muticom 2021 será totalmente on-line. A participação é gratuita, mas os interessados devem se inscrever antecipadamente. As atividades comuns a todos os participantes constam de momentos de espiritualidade, palestras e conferências, apresentações culturais, além de atividades de reflexão e diálogo. Contemporaneamente a esse grande evento, estão previstas a realização do 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, o Encontro da SIGNIS Brasil, o 3º Congresso de Rádios Católicas e o 10º Encontro de Jornalistas das Assessorias de Comunicação da Igreja, cujas programações serão divulgadas pelos respectivos grupos organizadores.

            A jornalista e ex-assessora da Comissão de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Maria Fogolari, explica que o Muticom é uma iniciativa que acontece desde 1998, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela antiga União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) e que tiveram início nos anos 1970. “O que caracteriza os Mutirões, diferenciando-os dos Congressos, é seu objetivo específico, voltado a refletir sore os caminhos e as perspectivas das relações entre Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da comunicação”, explica a religiosa. Nesse sentido, esses Mutirões emergiram com propostas voltadas ao debate sobre políticas e democratização da comunicação, relações geradas pela cultura das novas tecnologias no campo da comunicação e pela mobilização de todos que se envolvem com as práticas comunicacionais da Igreja.

            Para saber mais, acesse https://muticom.com.br.

(Com informações do site oficial da CNBB)

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!