Rosa de Lima: a santa que inspira a juventude peruana
História da primeira santa da América do Sul é lembrada em evento para juventude, organizado pela Igreja do Peru.
O testemunho de vida de Santa Rosa de Lima, celebrada neste dia 23 de agosto, é um dos estímulos para a Primeira Jornada Nacional da Juventude, que será realizada entre os dias 19 e 21 de novembro, no Peru, e organizada pela Comissão Episcopal para Jovens e Leigos.
O lema “Jovem, levante-se! Você é o Profeta do Bicentenário” é uma referência aos 200 anos de independência do país da Espanha, lembrados pelos peruanos no último dia 28 de julho.
A padroeira do Peru participa nos diversos subsídios e símbolos do encontro. Entre eles, do Hino que embala a preparação para o evento: "Santa Rosa nos dando a força para, como ela, seguirmos fiéis a Tua promessa...", diz um trecho da canção, de autoria de José Luis Vallejos Arias.
Ao portal da Conferência dos Bispos do Peru, o Secretário Executivo da Comissão Episcopal, Álvaro Salazar, disse que os subsídios publicados nos próximos meses contribuirão para preparar o coração e espírito para refletir sobre a realidade da juventude do país.
“Esta jornada nos permitirá saber o que os jovens peruanos desejam para o futuro do país, em vista do bicentenário”, destacou Salazar.
Santa Rosa de Lima
De família nobre e de origem espanhola, Rosa nasceu no dia 20 de abril de 1586, em Lima. Tinha como nome de batismo Isabel, mas sua ama, encantada por sua beleza, passou a chamá-la pelo nome da flor. A mudança oficial aconteceu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, a mesma de sua santa e modelo de devoção: Catarina de Sena.
Ainda muito jovem começou a trabalhar, principalmente quando sua família foi à falência econômica. E, na casa dos pais, fundou um abrigo onde acolhia crianças abandonadas, idosos, sobretudo, indígenas.
Aos 23 anos fechou-se em uma cela de dois metros quadrados, construída no jardim de casa, onde passava a maior parte dos seus dias em oração e íntima união com o Senhor.
Rosa tinha visões místicas: em 1614, sua família a obrigou se mudar para a casa de uma nobre, onde veio a falecer em 24 de agosto de 1617, devido às privações que sofria.
Rosa de Lima foi beatificada em 1668 e canonizada em 12 de abril de 1671, tornando-se a primeira santa do continente sul-americano e principal padroeira das Américas, Filipinas e Índias Ocidentais.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Notícia
Curso sobre Educomunicação: a consciência crítica como antídoto à desinformação
Há 2 anos -
2

Notícia
Curso de Locução para Rádios
Há 2 anos -
3

Notícia
Divulgado o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais
Há 1 ano -
4

Notícia
Curso: Marketing digital na evangelização pelas mídias
A SIGNIS Brasil está proporcionando mais um curso para seus associados em parceria com o SEPAC Paulinas
Há 1 ano -
5

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 9 meses -
6

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 2 meses
