Home
>
Notícias
>
Notícia
>
"Vergonha": Papa Francisco manifesta indignação por casos de abusos na França
"Vergonha": Papa Francisco manifesta indignação por casos de abusos na França
Relatório aponta que, pelo menos, 2900 padres, religiosos e leigos estejam envolvidos nos crimes. Número de vítimas pode chegar a 330 mil.
Há 4 anos - por Cléo Nascimento

O Papa Francisco expressou profunda indignação e tristeza diante das conclusões do Relatório da Comissão independente sobre abusos sexuais na Igreja na França, divulgado na terça-feira (5). Durante a audiência geral de hoje, Francisco disse que "este é o momento da vergonha".
"Desejo expressar às vítimas minha tristeza e meu pesar pelos traumas sofridos e minha vergonha, nossa vergonha, pela demasiada longa incapacidade da Igreja em colocá-las no centro de suas preocupações, assegurando-lhes minhas orações", disse o Papa.
O documento, encomendado pela Conferência episcopal e pela Conferência dos religiosos e religiosas francesas, revela que, entre 1950 e 2020, pelo menos 216 mil menores teriam sofrido abusos e o número pode chegar a 330 mil. Segundo o relatório, entre 2.900 e 3.200 clérigos e religiosos estariam envolvidos nos crimes.
Aos bispos e superiores religiosos franceses, Francisco pediu mais empenho para que "dramas semelhantes não se repitam".
"Expresso aos sacerdotes da França proximidade e apoio paternal diante desta provação, que é dura, mas saudável, e convido os católicos franceses a assumirem suas responsabilidades para garantir que a Igreja seja uma casa segura para todos", recomendou o papa.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
5
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 1 ano