Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Hoje é Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

De origem europeia, a celebração se tornou bastante popular em algumas regiões do Brasil. Com a pandemia de Covid-19, a tradicional procissão marítima ou fluvial não será realizada em muitas localidades onde essa devoção está presente

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques
Hoje é Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
(foto por Portal das Missões)

A exemplo do que deve acontecer em outras localidades do país onde a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes é especialmente festejada, a tradicional procissão em forma de carreata não será realizada na cidade de Porto Alegre nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, data da festividade religiosa. A informação foi dada há poucos dias por Gustavo Brum, provedor da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, com sede na capital gaúcha. “A cerimônia começa às 9 horas, no Santuário [localizado no bairro Navegantes]. Depois, vamos para o Largo Navegantes, uma praça que fica em frente ao Santuário, e às 19h30min ocorre a entronização, um rito de volta para o Santuário”, informou Brum à imprensa. 

Realizada tradicionalmente no mar ou no rio e uma das maiores de todo o País, a procissão de Nossa Senhora de Navegantes foi realizada pela última vez em Porto Alegre em 2020, pouco antes do advento da pandemia. Naquela ocasião, segundo as autoridades locais, mais de 100 mil pessoas compareceram ao evento, realizado ao longo do Rio Guaíba, considerado importante também do ponto de vista cultural por estar diretamente ligado aos pescadores e comunidade ribeirinha. Este ano, a procissão na capital do Rio Grande do Sul poderá ser acompanhada pela página do Facebook do Santuário Navegantes a partir das 9 h: https://www.facebook.com/santuario.navegantes

 

A devoção

 

Com origem em no início do século 15, em virtude da expansão marítima dos europeus, a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes – também conhecida como Nossa Senhora das Candeias, da Boa Viagem, da Boa Esperança e da Esperança - foi bastante difundida, sobretudo pelos portugueses. De fato, a devoção teria chegado ao Brasil por meio de navegantes espanhóis e portugueses. Em função das muitas viagens daquele período e o risco de não retornar para casa, tornou-se hábito pedir proteção à Nossa Senhora, visto como protetora contra tempestades e perigos dos mares e rios. Uma das mais tradicionais imagens de Nossa Senhora dos Navegantes encontra-se na Igreja da Sagrada Família, em Portugal. Ela é a mesma imagem que o navegador Pedro Álvares Cabral (o primeiro a chegar o Brasil) levava em sua nau capitânia.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!