Eleita nova presidência da Conferência Eclesial da Amazônia
A direção da CEAMA para os próximos quatro anos ficará aos cuidados do cardeal Pedro Barreto
Durante a reunião, os participantes refletiram sobre o caminho realizado nos últimos anos e os desafios que estão por vir na implementação do Sínodo Amazônico, por meio dos Núcleos Temáticos. Também foi apresentado um plano para a reforma dos Estatutos que contribuirá para o fortalecimento e consolidação do CEAMA, no espírito de sinodalidade, da Assembleia Eclesial e como serviço às jurisdições eclesiásticas da Amazônia.
Nova presidência
Após a renúncia de seu presidente, o Cardeal Cláudio Hummes, e dos demais membros da presidência, ocorreu a eleição de novos dignitários da CEAMA.
O cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo (Peru) e atual presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, foi eleito presidente.
Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (Brasil), foi eleito como primeiro vice-presidente, e Mauricio López, coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do CELAM (Equador), como segundo vice-presidente. Eugenio Coter, bispo de Pando (Bolívia), foi ratificado como representante dos bispos amazônicos na presidência da CEAMA.
Ao final das eleições, o cardeal Pedro Barreto expressou sua gratidão ao Card. Claudio Hummes, que tem trabalhado nos últimos anos para consolidar a REPAM e a CEAMA. "A força do Espírito Santo nos encoraja a continuar neste caminho, com uma estratégia de encarnação no território amazônico na complementaridade entre a CEAMA e a REPAM nesta tarefa. Que os povos originários e as comunidades tradicionais da Amazônia se sintam parte da Igreja e na defesa da vida na Amazônia".
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 4 meses -
2

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 11 meses -
3

Entrevista
Migrar é um direito: pastoral na Baixada Santista dá rosto e voz a senegaleses, venezuelanos e haitianos
Na Diocese de Santos, a Pastoral da Mobilidade Humana, animada pelo carisma escalabriniano, acompanha migrantes e refugiados com cursos de português, apoio material, escuta e defesa da dignidade frente à xenofobia e à desinformação
Há 4 meses -
4

Notícia
Expedição Frassati: jovens realizam peregrinação por uma cultura de paz
Iniciativa reúne fé, aventura e vida comunitária em experiência espiritual inspirada em Pier Giorgio Frassati e no apelo do Papa Leão XIV pela construção da paz
Há 4 meses -
5

Associados SIGNIS Brasil
SIGNIS Brasil elege nova diretoria e inicia novo ciclo de inovação e sinodalidade na comunicação católica
A V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil concluiu, em São Paulo, a eleição da nova diretoria para o triênio 2026–2028, consolidando um novo ciclo institucional voltado à inovação tecnológica, articulação nacional dos meios de comunicação católicos
Há 5 meses -
6

Notícia
Seminaristas de todo o Brasil participam da 2ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a Caminho”, em Palmas (TO)
Encontro nacional reúne cerca de 200 participantes e reforça a dimensão missionária, vocacional e sinodal da Igreja no Brasil
Há 3 meses
