Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Festa de Nossa Senhora do Morro receberá título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

Festejos de 2022 começaram na segunda-feira (28) e se estendem até o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição.

Há 1 ano
Festa de Nossa Senhora do Morro receberá título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
(foto por Facebook Santuário)
A 118ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro será marcada com o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O registro será conferido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e ocorrerá no próximo 1 de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, às 9h, com a participação de membros do conselho de preservação da instituição e religiosos.
 
Outro destaque nos festejos deste ano é a volta das procissões da bandeira e de encerramento, realizadas nos dias 28 de novembro e 8 de dezembro respectivamente. Os cortejos, que reúnem milhares de fiéis pelas vias do Recife, estavam suspensos há dois anos, devido a pandemia da Covid 19.
 
Programação
 
A procissão da bandeira abriu as atividades do evento nesta segunda-feira, 28. A celebração de abertura da Festa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio. O Coral do Movimento Pró-Criança iniciou a programação cultural da Festa 2022, com apresentação dentro do Santuário. No palco externo montado em frente a Torre serão realizadas apresentações artísticas no mesmo horário.
 
No dia dedicado a Imaculada Conceição, 8 de dezembro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 15h, com saída às 16h, da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção a Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento do festejo. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o presidente da cerimônia, com previsão para às 19h30.
 
A 118ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro traz como tema: Com a Imaculada Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão, e o lema: juntos somos mais, inspirado no tema da sinodalidade, motivado pelo Papa Francisco.
 
A partir desta terça-feira, 29 de novembro, até 8 dezembro, serão celebradas cinco missas diárias: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do Santo Terço e ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a Novena Solene, às 19h30. Já no dia da padroeira, 8 de dezembro, as missas serão celebradas de hora em hora.
 
Cerca de 850 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, como os casais da Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Equipes de Nossa Senhora (ENS), Terço dos Homens, além dos paroquianos do Santuário e demais capelas da comunidade, estão sendo capacitados para melhor acolher as pessoas que virão ao Santuário durante os 11 dias de festividades.
 
História
 
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. No dia 08 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.
 
Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em oito de dezembro de 1974, pelo então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara. No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição e em 08 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano.
 
Em 2008, a Igreja foi reconstruída e apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo de forma singular os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante o ano.
 
 
 
Com informações da assessoria

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!