Maior encontro de catequistas do Brasil acontece em Aparecida
Evento está em sua quarta edição e tem programação diversificada com palestras, momentos de oração e shows musicais.
Há 3 anos - por Redação
Leigos e leigas de todo país estão reunidos em Aparecida, São Paulo, para o congresso "Catequistas Brasil 2023". Até domingo (5/2), os mais de 2 mil inscritos têm a oportunidade de viver experiências de conhecimento e espiritualidade, a partir de uma programação intensa e diversa com palestras, minicursos, momentos de oração e shows musicais.
Realizado pela Revista Paróquias, o evento acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Entre os palestrantes estão Dom Ricardo Hoepers, Pe. Patrick Fernandes e Pe. Joãozinho, SCJ.
Sob o lema “Apontando caminhos para que você mostre a direção” o encontro oferece formação e partilha para que o catequista encontre inspiração, motivação e aprendizado para sua jornada na evangelização.
Uma das organizadoras Kiara Castro, da Promocat, aponta os caminhos que favoreceram o êxito desta quarta edição do Congresso: "É um evento encantador, é um evento em que colocamos muito amor e muito respeito em todo processo. Da concepção à concretização é tudo feito com grande respeito por todos, pelos participantes, pelos palestrantes e especialmente pela Igreja. Quem tiver a oportunidade de conhecer o evento em outras ocasiões que o faça pois vale muito à pena viver essa experiência de conhecimento e de fé".
Programação
São 3 dias de formação (3 a 5 de fevereiro), com mais de 10 ambientes simultâneos e mais de 100 atividades, além de shows, momentos de espiritualidade, adoração ao Santíssimo e Santa Missa.
Os momentos de formação acontecem no Ginásio Central, onde também estão reservados os momentos principais como os shows e Santa Missa. Além do ginásio, também estão disponíveis 5 Auditórios no subsolo e 4 Estações Dinâmicas no entorno do Centro de Eventos.
Toda a programação conta com o apoio das editoras e parceiros do Catequistas Brasil 2023. Ao longo da área externa, também acontece uma feira com estandes de expositores, proporcionando aos visitantes e congressistas um momento de lazer e interação.
No palco central, a apresentação fica por conta da cantora Ana Gabriela e Léo da Banda Dominus.
Patronos
Algumas novidades estão programadas para o Catequistas Brasil 2023. Neste ano, as salas de auditório e o ginásio recebem o nome de um santo patrono e intercessor. Homens e mulheres que, em vida, apontaram sempre Jesus como sendo o caminho que salva.
Os patronos e intercessores da edição de 2023 são: Nossa Senhora, São Gabriel Arcanjo, São João Batista, Santa Maria Madalena, São Pedro Apóstolo e São Paulo Apóstolo. Santos e santas de Deus que intercedem pela missão evangelizadora de cada catequista.
Também estão programadas duas salas no subsolo destinada a catequese digital. Em uma sala estão os "Igrejeiros", um grupo de influenciadores católicos, e na outra, outras páginas de influenciadores católicos: "Catequistas por Vocação", "Catequese fora da Caixinha", "Catequese DH" e "Pensar Catequese".
Com Catequistas Brasil
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 4 meses -
2

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 11 meses -
3

Entrevista
Migrar é um direito: pastoral na Baixada Santista dá rosto e voz a senegaleses, venezuelanos e haitianos
Na Diocese de Santos, a Pastoral da Mobilidade Humana, animada pelo carisma escalabriniano, acompanha migrantes e refugiados com cursos de português, apoio material, escuta e defesa da dignidade frente à xenofobia e à desinformação
Há 4 meses -
4

Notícia
Expedição Frassati: jovens realizam peregrinação por uma cultura de paz
Iniciativa reúne fé, aventura e vida comunitária em experiência espiritual inspirada em Pier Giorgio Frassati e no apelo do Papa Leão XIV pela construção da paz
Há 4 meses -
5

Associados SIGNIS Brasil
SIGNIS Brasil elege nova diretoria e inicia novo ciclo de inovação e sinodalidade na comunicação católica
A V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil concluiu, em São Paulo, a eleição da nova diretoria para o triênio 2026–2028, consolidando um novo ciclo institucional voltado à inovação tecnológica, articulação nacional dos meios de comunicação católicos
Há 5 meses -
6

Notícia
Seminaristas de todo o Brasil participam da 2ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a Caminho”, em Palmas (TO)
Encontro nacional reúne cerca de 200 participantes e reforça a dimensão missionária, vocacional e sinodal da Igreja no Brasil
Há 3 meses
