Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

ACN: quase 300 projetos realizados na Ucrânia desde o início da guerra

Fundação incluiu dioceses católicas latinas e gregas, apoiadas com ajuda existencial, alimentos e serviços básicos, transporte, geradores e sistemas de isolamento ou aquecimento e apoio aos refugiados e soldados.

Há 1 ano - por Ajuda à Igreja que Sofre
Arcebispo Vitaliy Herasymiv rezando com soldados num posto de bloqueio
Arcebispo Vitaliy Herasymiv rezando com soldados num posto de bloqueio (foto por ACN)
Quando as tropas russas começaram uma invasão em grande escala na Ucrânia, em fevereiro de 2022, bombardeando grandes cidades e tentando capturar Kiev, a Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) foi uma das primeiras organizações de socorro a fornecer assistência imediata aos civis ucranianos. Após 12 meses de guerra, a ajuda total à Ucrânia soma 292 projetos.
 
“Ao longo do ano, não houve trégua nesses esforços; pelo contrário, eles se multiplicaram e ajudaram diretamente mais de 15.000 religiosos, entre sacerdotes, freiras e leigos, a maioria das quais se dedica a servir os mais necessitados e desesperados, incluindo aqueles que perderam todos os seus bens, ou mesmo membros da família, durante a guerra”, informa Valter Callegari, diretor executivo da ACN-Brasil.
 
Uma grande parte destes projetos consistiu em ajuda existencial de emergência, que beneficiou 7.447 sacerdotes, religiosas e funcionários diocesanos. Estes são os homens e as mulheres que permaneceram no terreno, por vezes nas situações mais perigosas, mantendo a vida e as atividades da Igreja em curso e permitindo-lhe continuar a prover às necessidades espirituais e materiais da população local.
 
Como circunstâncias extraordinárias exigem medidas extraordinárias, muitos seminários e outros edifícios da Igreja abriram suas portas para as famílias que fugiam do conflito. Alimentos e serviços básicos foram garantidos pela ACN, através da ajuda a 738 seminaristas, bem como o financiamento de 231 melhorias de cozinha e fornos portáteis, ou outros equipamentos domésticos para paróquias, mosteiros, seminários e outras instituições que estão ajudando os refugiados.
 
As primeiras semanas e meses da guerra viram uma grande onda de pessoas deslocadas se dirigirem para o oeste da Ucrânia. A ACN também esteve presente para essas pessoas e forneceu apoio direto a 2.274 refugiados, na forma de ajuda humanitária através de instituições da Igreja.
 
Alívio social e espiritual para crianças e jovens
As crianças e os jovens estão sempre entre os mais afetados nestas situações, pois a guerra impõe mudanças radicais de hábitos e interrompe as rotinas escolares. Durante este ano, a Igreja local prestou uma atenção especial às necessidades educacionais, incluindo oportunidades de lazer que são essenciais para um desenvolvimento saudável. A ACN contribuiu para este esforço financiando atividades pastorais juvenis e campos de férias em áreas seguras, longe das zonas de combate, para 1.712 jovens.
 
Agentes religiosos e milhares de voluntários leigos deram tudo de si para ajudar os seus irmãos e irmãs em perigo, assumindo o risco de exaustão física e espiritual. Portanto, a ACN também financiou 16 projetos de sessões de formação e retiros espirituais para 3.280 pessoas, a grande maioria das quais – 2.640 – eram leigos e famílias envolvidas nos esforços pastorais da Igreja, com os restantes 640 sendo religiosos, sacerdotes ou catequistas.
 
Gerando calor e esperança
Com a persistente crise energética resultante da guerra, a aproximação do inverno trouxe consigo novas necessidades em termos de aquecimento. A ACN conseguiu fornecer 205 geradores e 78 sistemas de isolamento ou aquecimento a diferentes comunidades de religiosos consagrados, permitindo-lhes assim permanecer nas suas residências. A estes esforços podem ser adicionados 25 projetos de construção ou renovação para melhorar, reparar ou ampliar edifícios, incluindo igrejas; três projetos de água ou saneamento e três projetos para a instalação ou substituição de janelas.
 
Além de todos esses projetos, a Fundação Pontifícia também ajudou na compra de 80 carros e vans que foram doados a dioceses, paróquias, seminários e ordens religiosas, entre outros, e são usados para prestar assistência pastoral e distribuir suprimentos.
 
Como sempre, uma parte muito importante da assistência da ACN veio na forma de estipêndios de Missas que ajudam a apoiar os sacerdotes em seu trabalho diário. Estas Missas são celebradas pelas intenções dos benfeitores e, naturalmente, pelo fim das hostilidades. Pelo menos 6.549 sacerdotes receberam estipêndios da Missa, e o benefício espiritual deles é incalculável.
 
A ACN também ajudou a comprar 130 kits litúrgicos para que os sacerdotes pudessem celebrar o Mass em diferentes situações e ambientes, às vezes em movimento ou em zonas de conflito.
 
A entidade de caridade católica internacional continua a receber mensagens de profunda gratidão dos seus parceiros locais.  Em uma mensagem de Natal enviada à ACN, o Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk, da Igreja Greco-Católica Ucraniana, disse: "Deixe-me transmitir-lhe os melhores desejos e agradecimentos da Ucrânia, em meio ao frio. Sem eletricidade, sem aquecimento. Mas com Deus, que vem para nascer de novo entre nós. Que a presença de Deus seja a nossa esperança, seja a nossa fé e seja a fonte da nossa vida nas circunstâncias atuais de guerra na Ucrânia!".
 
O arcebispo greco-católico de Lviv, Mieczyslaw Mokrzycki, e seu bispo auxiliar Volodymyr Hrutsa, também expressaram seus "sinceros agradecimentos a todos os benfeitores da ACN" e pediram que eles "continuem a prestar ajuda à Ucrânia, especialmente na temporada de inverno".
 
Durante uma conferência online em 8 de fevereiro de 2023, o Mons. Visvaldas Kulbokas, Núncio Apostólico na Ucrânia, disse à ACN que: "Sentimos a sua presença. Sentimos suas orações e todos os dias estamos testemunhando pequenos milagres – suas orações são muito importantes para permanecer fortes e somos gratos".
 
Sobre a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre)
 
A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011.
 
Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 140 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas; apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.
 
 
Por ACN

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!