Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Papa renova Conselho de Cardeais e um dos membros é brasileiro

O arcebispo da Bahia, Dom Sérgio da Rocha, integrará grupo constituído por Francisco para auxiliá-lo no governo da Igreja.

Há 1 ano - por Redação
Papa renova Conselho de Cardeais e um dos membros é brasileiro
O Papa Francisco anunciou, nesta terça-feira (7/3), a renovação do Conselho de Cardeais, chamado de C9. Criado em 2013, o grupo forma um organismo consultivo com nove membros e um secretário, provenientes de quatro continentes.
 
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, segue no grupo e será acompanhado pelos cardeais Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Bahia.
 
O secretário da comissão é dom Marco Mellino, bispo de Cresima (Itália).
 
A próxima reunião do Conselho será no dia 24 de abril, às 9h, na Casa Santa Marta. A última reunião do Conselho, realizada em dezembro do ano passado, foi dedicada, entre outros temas, à fase continental do Sínodo em andamento. A primeira reunião foi realizada de 1 a 3 de outubro de 2013.
 
O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com a finalidade de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março do ano passado. O Conselho de Cardeais - lê-se no Quirógrafo – é entendido como "uma expressão ulterior da comunhão episcopal e do auílio ao munus petrinum que o Episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer".
 
Com Vatican News

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!