Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rádios e TVs de inspiração católica participam de encontros e refletem conjuntura e futuro dos setores

Reuniões foram organizadas pela SIGNIS Brasil e CNBB, com a presença do secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Dom Joaquim Mol e Professor Moisés Sbardelotto.

Há 1 ano - por Cleo Nascimento
Rádios e TVs de inspiração católica participam de encontros e refletem conjuntura e futuro dos setores
uas importantes reuniões para os setores de rádio e TV marcaram esta terça-feira (14/03). Ambas aconteceram no formato online, reunindo dezenas de representantes de veículos de inspiração católica e organizadas pela SIGNIS Brasil e Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
 
Pela manhã, um grupo formado por aproximadamente 80 participantes se encontrou para tratar de assuntos relacionados à radiodifusão no país. Ao apresentar a equipe de trabalho do Setor Rádio da SIGNIS Brasil, o coordenador Felipe Zangari, explicou que os integrantes estão empenhados em desenvolver um trabalho de mobilização e organização das emissoras de rádio católicas, "institucionalmente para caminharmos sempre mais juntos, no diálogo com a CNBB e como vimos aqui na reunião, também no diálogo com o poder público".
 
Zangari se referia à interação com o Ministério das Comunicações (MCom) e à presença do secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), Wilson Diniz Wellisch, que abordou a premente necessidade de desburocratização e agilidade nos processos de outorga, tema que muito preocupa gestores desses veículos de comunicação.
 
Segundo Wellischi, cerca de 45 mil processos, entre outorgas, migração ou fiscalização, estão em curso e aguardam respostas do governo brasileiro. Para agilizar estes retornos, o Mcom aposta na automação, "a gente tem que trabalhar em sistema, tem que trabalhar em soluções automatizadas, estamos fazendo isso junto à plataforma GOV.BR". O secretário contou que oito novas soluções já foram implantadas. “O resultado disso é a quantidade de processos analisados de janeiro até hoje que já somam 1,8 mil. A ideia é avançar ainda mais nessa eficiência”.
 
Wilson Diniz Wellisch ainda respondeu dúvidas dos participantes e se comprometeu em receber o presidente da SIGNIS BR, Alessandro Gomes, para melhor esclarecer a situação de processos em andamento.
 
Na segunda parte do encontro, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol, levou o grupo a pensar sobre a presença da Igreja no Rádio, destacando os seguintes pontos: ter a notícia na mão com "verdade, sensibilidade e realidade", transmitir a Igreja com conhecimento da instituição e seus ensinamentos e escolher e aprimorar a maneira de oferecer a pessoa de Jesus Cristo.
 
Dom Mol também direcionou uma palavra para o "Radialista Eclesial", recomendando que seja um bom profissional, que seja um autêntico cristão e que explicite sua presença eclesial como um bom católico.
 
O próximo encontro das rádios de inspiração católica deve acontecer em setembro.
 
 
TVs: Diretório da Comunicação e pautas comuns
 
 
No período da tarde foi a vez das emissoras de TV se reunirem para dialogar sobre temas comuns. O encontro, mediado pelo coordenador da SIGNIS TV, Nelson Henrique, contou com a presença do coordenador do Grupo de Reflexão sobre a Comunicação (Grecom) e professor da PUC Minas, Moisés Sbardelotto.
 
O professor, apresentou o processo de atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil aprovado em 2014 sob o número 99. O documento sofreu atualização e em breve será divulgado.
 
“É um documento aprovado pelos bispos do Brasil e aprofunda o papel da Igreja no campo da comunicação num mundo em mudanças. Ele aprofunda também os fundamentos teológicos da comunicação e as pistas de ação”, explicou Sbardelotto.
 
Em seguida, os participantes trataram de questões comuns às emissoras, como projetos e pautas conjuntas, que podem ser compartilhadas por todos os veículos do setor.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!