Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Falar com o coração: Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais
Falar com o coração: Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais
Em mensagem, presidente internacional da SIGNIS, Helen Osman, reitera apoio aos comunicadores católicos e menciona desafios atuais da Associação
Há 2 anos - por Redação

A Igreja Católica celebra, neste domingo (21/05), Ascensão do Senhor, o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Como acontece desde 1967, o pontífice escreveu uma mensagem para marcar a data. Neste ano, o Papa Francisco faz um aceno aos fiéis e, em especial aos comunicadores a "Falar com o Coração: 'Testemunhando a verdade no amor'".
"Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora", diz o Papa, que parece seguir um programa de temas relevantes para os tempos atuais. Em 2022, ele trabalhou a escuta, ação que considerou como "condição para um autêntico diálogo."
Nestes 10 anos de pontificado, Francisco mostrou muita habilidade em se fazer entender, e suas mensagens são verdadeiras aulas sobre como dialogar a partir de uma comunicação simples e acolhedora que, embora bem respaldada em teorias, é fruto de experiências cotidianas e pastorais.
"Comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo", explica o pontífice.
SIGNIS: compromisso com a comunicação e com os comunicadores
A presidente internacional da SIGNIS, Helen Osman escreveu uma nota por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, reiterando "o compromisso de colaborar com os profissionais da comunicação e apoiar comunicadores católicos a transformar nossas culturas à luz do Evangelho, promovendo a dignidade humana, a justiça e a reconciliação".
Helen explica que nos últimos anos a questão financeira tem se tornado um desafio para a Associação, e que, ainda assim, existem pessoas de boa-vontade que acreditam na proposta da organização e apoiam o trabalho feito em nome da Igreja.
No texto, a presidente também lembra da realização do Congresso Mundial da SIGNIS, em agosto de 2022, como "oportunidades para expandir nossos horizontes e fortalecer nossa amizade".
Sobre a Assembleia Geral, Helen Oslon destaca as prioridades aprovadas para os próximos anos, inspiradas no compromisso com o Sínodo Universal: "Desejamos cumprir esta missão focados em 'falar com o coração'", completa Helen. Confira abaixo a mensagem completa.
Uma mensagem da presidente da SIGNIS, Helen Osman
para o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Queridos amigos:
Neste tempo de Pentecostes, próximo ao Dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado em 21 de maio), e enquanto aguardamos o Sínodo neste outono, quero atualizá-los sobre o trabalho da SIGNIS e reiterar nosso compromisso de colaborar com os profissionais de comunicação e apoiar os comunicadores católicos a transformar nossas culturas à luz do Evangelho, promovendo a dignidade humana, a justiça e a reconciliação.
Os últimos anos não foram fáceis para nossa organização, nossa situação financeira continua frágil. Agradecemos tudo o que você faz para incentivar indivíduos e parceiros a apoiar o trabalho que fazemos em nome da Igreja.
Apesar desses desafios, a SIGNIS Coreia organizou um Congresso Mundial incrível e profundamente enriquecedor em agosto de 2022. Junto com outros membros da SIGNIS Ásia, eles nos proporcionaram oportunidades para expandir nossos horizontes e fortalecer nossa amizade.
Em setembro, foi realizada virtualmente a Assembleia Geral da SIGNIS, onde os delegados aprovaram um mandato para os próximos quatro anos. Essas prioridades são inspiradas por nosso compromisso no Sínodo Universal, especialmente as sessões de escuta conduzidas por mim e outros membros do Conselho.
Descrevemos nosso mandato da seguinte forma:
Foco na formação para a transformação social.
Foco em iniciativas de comunicação e estruturas de evangelização que:
Priorizem e estimulem a participação e o protagonismo das mulheres nas áreas de direitos humanos, justiça social e cuidado com a Criação.
Preparar os jovens com habilidades críticas para a comunicação e meios interdisciplinares.
Queremos cumprir esta missão focados em “falar com o coração”, como sugere a Mensagem do Santo Padre para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para “desarmar os espíritos promovendo uma linguagem de paz”. Em nosso site você pode encontrar uma seleção do conteúdo do recente SIGNIS World Congress 2022 em Seul, sob o tema "paz no mundo digital".
Desejando-lhe a sincera paz de Cristo,
Helen Osman
Presidente da SIGNIS
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses