Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Papa: Eucaristia transforma as relações humanas e deve ser o centro da vida do católico
Papa: Eucaristia transforma as relações humanas e deve ser o centro da vida do católico
Vídeo do Papa para o mês de julho convida a reflexão sobre o valor da celebração eucarística, para além de obrigação ritual, mas encontro pessoal com Jesus ressuscitado
Há 3 anos - por O Vídeo do Papa
“Se ao sair da missa estás como entraste, alguma coisa não funciona”, começa dizendo o Papa Francisco em O Vídeo do Papa para o mês de julho. Na nova intenção de oração, confiada a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa, o Santo Padre convida-nos a colocar a Eucaristia no centro de nossas vidas. Nos chama a olhar esta celebração não como uma obrigação ritual, mas como um encontro com Jesus ressuscitado, pois “a Eucaristia é a presença de Jesus”, que é “profundamente transformadora”. Nesta linha, Francisco insiste no vídeo que “é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos convida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos.”
Isto é o que acontece aos protagonistas do vídeo deste mês: três fiéis que – no final da Missa – levam a Eucaristia a seus irmãos necessitados, fora da igreja, oferecendo e retribuindo esse amor e esse dom de si mesmos que receberam no sacramento. As cenas da vida cotidiana estão ambientadas na cidade de Detroit, nos Estados Unidos: de fato, graças à ajuda da Arquidiocese de Detroit, se realizou o Vídeo do Papa deste mês de julho.
A colaboração não é por acaso, como explica o arcebispo Allen H. Vigneron: “Estamos profundamente agradecidos por esta oportunidade de apoiar o nosso Santo Padre e a iniciativa de O Vídeo do Papa. Particularmente, nos sentimos honrados de produzir este vídeo sobre a Eucaristia. É um momento providencial, já que nossa arquidiocese e as demais dioceses dos Estados Unidos estão comprometidas num renascimento eucarístico para restaurar a compreensão e a devoção a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Rezamos para que este vídeo sirva como um convincente convite a todos nós na Igreja universal para encontrar a Jesus e lhe agradecer pelo precioso dom de si mesmo na Eucaristia”.
Sair de nós mesmos, abrir-nos aos demais
Neste Vídeo do Papa, Francisco explica “a lógica da Eucaristia”, que “nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais”. Isso mesmo ele havia dito também no Ângelus de junho de 2021, quando revelou que Jesus, “no final de sua vida, não reparte pão em abundância para alimentar às multidões, mas se entrega a si mesmo na ceia da Páscoa com os discípulos”. De alguma maneira, continuou dizendo Francisco, Jesus nos mostra que “o objetivo da vida é doar-se, que o maior é quem serve”. Por isso nos anima a nos encontrar com Ele na Eucaristia, pois assim podemos amar melhor aos demais e nos deixar transformar por ela.
A Eucaristia no centro
Padre Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou: “Mais uma vez, o Papa Francisco nos recorda onde devemos por o foco, o que é realmente mais importantes em nossas vidas. A Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado, nos diz. Jesus Cristo deseja transformar-nos, dar-nos sua capacidade de amar, a serviço de sua missão. Quantas vezes reduzimos a missa a um ritual, à homilia do padre ou à comunhão? A Eucaristia é um encontro pessoal e comunitário com o Ressuscitado que compromete nosso Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), braço jovem da Rede Mundial de Oração do Papa. Quando nos deixamos transformar por Jesus Cristo na Eucaristia, assumimos seu modo de viver e desejamos partilhar sua missão de compaixão pelo mundo. Acompanhemos neste mês o Santo Padre com esta intenção de oração para nos aproximarmos cada vez mais desta experiência transformadora”.
Assessoria "O Vídeo do Papa"
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 4 meses -
2

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 11 meses -
3

Entrevista
Migrar é um direito: pastoral na Baixada Santista dá rosto e voz a senegaleses, venezuelanos e haitianos
Na Diocese de Santos, a Pastoral da Mobilidade Humana, animada pelo carisma escalabriniano, acompanha migrantes e refugiados com cursos de português, apoio material, escuta e defesa da dignidade frente à xenofobia e à desinformação
Há 4 meses -
4

Notícia
Expedição Frassati: jovens realizam peregrinação por uma cultura de paz
Iniciativa reúne fé, aventura e vida comunitária em experiência espiritual inspirada em Pier Giorgio Frassati e no apelo do Papa Leão XIV pela construção da paz
Há 4 meses -
5

Associados SIGNIS Brasil
SIGNIS Brasil elege nova diretoria e inicia novo ciclo de inovação e sinodalidade na comunicação católica
A V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil concluiu, em São Paulo, a eleição da nova diretoria para o triênio 2026–2028, consolidando um novo ciclo institucional voltado à inovação tecnológica, articulação nacional dos meios de comunicação católicos
Há 5 meses -
6

Notícia
Seminaristas de todo o Brasil participam da 2ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a Caminho”, em Palmas (TO)
Encontro nacional reúne cerca de 200 participantes e reforça a dimensão missionária, vocacional e sinodal da Igreja no Brasil
Há 3 meses
