Papa: parar de tornar invisíveis os que estão à margem da sociedade
Em Vídeo do Papa para o mês de setembro, Francisco fala sobre indiferença da sociedade em relação às pessoas marginalizadas
Há 2 anos - por Redação

“Como é que pudemos chegar a este nível de indiferença?”. A inquietação do Papa Francisco diz respeito às pessoas que sofrem à margem da sociedade, e pelas quais ele pede orações e uma atitude de 'acolhimento'. A reflexão é tema do 'Vídeo do Papa' para o mês de setembro.
"Como é que deixamos que a ‘cultura do descarte’, na qual milhões de homens e mulheres não valem nada em relação aos benefícios econômicos, como é que deixamos que esta cultura domine as nossas vidas, as nossas cidades, o nosso modo de vida?", pergunta o pontífice.
Em cerca de um minuto e meio Francisco traz um olhar para diferentes realidades, apontando feridas do nosso tempo, enquanto apela por uma mudança significativa de comportamento. É preciso promover o bem-estar e inclusão daqueles que hoje são socialmente invisibilizados.
"Por favor, paremos de tornar invisíveis aqueles que estão à margem da sociedade, seja por motivos de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência", pede o Papa.
A mensagem também questiona a normalização da situação de pessoas que vivem nas ruas, sem-abrigo, morrendo sem sob a insensibilidade e descaso: "nunca aparecerá entre as principais notícias dos motores de busca ou dos noticiários", diz Francisco.
O vídeo termina com um pedido de orações do Papa por aqueles que estão “à margem da sociedade, em condições de vida subumanas, para que não sejam negligenciados pelas instituições e nunca sejam expulsos”.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses