Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 2 anos - por Redação

Num momento em que a Sinodalidade está em destaque para Igreja Católica, apontar caminhos que favoreçam sua prática é de grande utilidade. Nesse sentido, também o tema 'governança' vem ganhando atenção dentro de organizações religiosas, empenhadas em desenvolver práticas que respondam com coerência a este novo momento da Igreja e da sociedade. Pensando nisso, a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Governança Eclesial.
Entrevistamos o Padre Rafael Uliano, professor na FACASC, para entender melhor o conteúdo do curso e sua relevância. O Padre Uliano destacou a diferença entre governança e gestão eclesial. "Enquanto a gestão envolve o processo geral de tomada de decisões dentro da instituição, a governança é o conjunto de regras e práticas que garantem que a instituição está cumprindo seus deveres".
E não estamos falando somente de grandes organizações, isso vale para uma distinta congregação como para uma pequena comunidade do interior; ambas podem correr ricos de desvios que lhes causem desequilíbrio institucional. "Os escândalos no âmbito administrativo revelam uma crise de credibilidade e, consequentemente, uma crise de governança corporativa nas organizações religiosas", explicou Padre Uliano.
"Ao aderir às boas práticas de governança corporativa, as organizações religiosas podem assegurar aos fiéis que os recursos doados estejam sendo aplicados de maneira correta e eficiente, coibir práticas de corrupção, tornando a imagem institucional forte e confiável", destacou.
Sobre o Curso de Governança Eclesial
O curso de Pós-Graduação em Governança Eclesial aborda uma diversidade de temas, incluindo aspectos históricos, bíblicos, imobiliários, tecnológicos, contábeis e jurídicos civis-canônicos da governança. Também inclui tópicos sobre conselhos, comitês, captação de recursos, auditoria, governança estratégica no Terceiro Setor, sustentabilidade social e ambiental, e gestão de crises.
O curso tem duração de 18 meses, com início em janeiro de 2024, e é direcionado a bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, ecônomos, leigos e leigas, bem como a todos os interessados em aprofundar seu conhecimento e prática na administração eclesiástica, portadores de diploma de curso superior.
Para obter mais informações sobre o Curso de Pós-Graduação em Governança Eclesial da FACASC, você pode entrar em contato através dos seguintes canais:
**Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC)**
Endereço: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal, CEP 88040-245, Florianópolis/SC.
Contatos: Telefone: (48) 3234-0400 - Ramais 201 ou 202
E-mail: secretaria.pos@facasc.edu.br e coordenacao.pos@facasc.edu.br
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses