Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional

As principais fontes energéticas mundiais, os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, não vão durar para sempre e além disso causam problemas ambientais como a poluição atmosférica derivada da emissão de gases. A construção de hidrelétricas, geram impactos ambientais como o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. O caminho para quem se preocupa com essas questões está na busca de energia sustentável.
Nesse sentido a Fundação Nossa Senhora de Belém de Guarapuava (Central Cultura de Comunicação), que é a mantenedora das Rádios Cultura FM (94,3) e 93FM (93,7) instalou um parque para geração de energia fotovoltaica, que irá atender a demanda das emissoras.
Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava e Diretor-Presidente da Fundação, lembra que o cuidado com o meio ambiente é um dos apelos do Papa Francisco. “A energia solar implantada está em perfeita sintonia com a Carta Encíclica ‘Laudato si’, onde o Papa fala da necessidade de cuidar da casa comum e buscar energias renováveis”. Dom Amilton complementou dizendo que a implantação do sistema de energia solar é uma necessidade das rádios que vai ao encontro do pedido do Papa. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.
O padre Paulo Souza, que é o diretor-geral das rádios, observa que o sistema trará também redução de custos. “O investimento terá ‘payback’ de quatro anos (tempo que os lucros trazidos pelo investimento cobrirão o valor aplicado). “Mesmo pagando o investimento já estamos economizando e após a quitação vamos economizar mais de 85% em nossas contas de energia”, revelou.
Adriano Lopes, da Lopes Energy, empresa contratada para a implantação do sistema, disse que os equipamentos que compõe o parque de geração de energia das rádios Cultura FM e 93FM são de última geração. “Os módulos (placas) são com grafeno, únicos auto-limpante no mercado. São 267 módulos de 555 watts, que vão gerar em média 18.000 kwh, o suficiente para atender em média 40 residências de uma família de porte médio”.
Os módulos, numa parceria entre a Fundação e a Mitra Diocesana, foram instalados no telhado de uma das casas de formação da Diocese, conforme revelou o jornalista Jorge Teles, atualmente diretor executivo das emissoras,
O sistema conta também com dois inversores, um de 75 outro de 25kv. Esses inversores permitem o aumento do número de módulos em até 30%. Todo o sistema é monitorado on-line, via internet.
Teles afirma que as Rádios Cultura FM e 93FM entram novamente na história do rádio paranaense pelo seu pioneirismo, agora por serem as primeiras, em Guarapuava e região, a utilizarem energia solar para o desenvolvimento de suas atividades.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses