Terremoto de magnitude 7,4 atinge a Colômbia e deixa mortos
Tremor provocou danos em diferentes cidades do país; Catedral de Manizales teve parte de sua estrutura atingida
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o noroeste da Colômbia nesta segunda-feira (10), provocando mortes e danos estruturais em diferentes regiões do país. Segundo as informações disponíveis até o momento no material divulgado, 20 pessoas morreram.
O epicentro foi registrado nas proximidades de San José del Palmar, no departamento de Chocó, a uma profundidade de 96 quilômetros. Os tremores foram sentidos em diferentes cidades, entre elas Quibdó, Cali, Pereira e Manizales.
Catedral de Manizales é atingida
Em Manizales, uma das cidades afetadas, imagens divulgadas nas redes sociais mostram danos na Catedral Basílica Metropolitana de Nossa Senhora do Rosário, um dos principais patrimônios religiosos e arquitetônicos da região.
Uma das torres laterais da igreja desabou parcialmente, espalhando escombros pelas proximidades e provocando danos visíveis à fachada.
A Catedral de Manizales é considerada a mais alta da Colômbia e está entre as igrejas de arquitetura neogótica mais altas das Américas.
Danos são registrados em várias cidades
Autoridades também registraram feridos e danos estruturais em diferentes pontos do país. Em Cali, informações preliminares apontam o desabamento de pelo menos 20 estruturas.
Equipes de emergência foram mobilizadas para avaliar os danos e atender as regiões atingidas. As autoridades também orientaram a população a permanecer atenta diante da possibilidade de novos tremores.
De acordo com as informações apresentadas, o terremoto é o mais forte registrado na Colômbia na última década. As operações de emergência e o levantamento da extensão dos danos continuam em andamento.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 8 meses -
2

Entrevista
Migrar é um direito: pastoral na Baixada Santista dá rosto e voz a senegaleses, venezuelanos e haitianos
Na Diocese de Santos, a Pastoral da Mobilidade Humana, animada pelo carisma escalabriniano, acompanha migrantes e refugiados com cursos de português, apoio material, escuta e defesa da dignidade frente à xenofobia e à desinformação
Há 8 meses -
3

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 1 ano -
4

Caixa de Perguntas
Qual a diferença entre solenidade, festa e memória no calendário litúrgico da Igreja?
Entender a distinção entre solenidade, festa e memória ajuda a compreender o Ano Litúrgico e a centralidade do Mistério Pascal celebrado pela Igreja.
Há 7 meses -
5

Notícia
Expedição Frassati: jovens realizam peregrinação por uma cultura de paz
Iniciativa reúne fé, aventura e vida comunitária em experiência espiritual inspirada em Pier Giorgio Frassati e no apelo do Papa Leão XIV pela construção da paz
Há 8 meses -
6

Associados SIGNIS Brasil
SIGNIS Brasil elege nova diretoria e inicia novo ciclo de inovação e sinodalidade na comunicação católica
A V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil concluiu, em São Paulo, a eleição da nova diretoria para o triênio 2026–2028, consolidando um novo ciclo institucional voltado à inovação tecnológica, articulação nacional dos meios de comunicação católicos
Há 8 meses
