Bispos brasileiros discutem crise socioambiental em encontro em Roma
Presidente da CNBB e do Celam defendeu união de diferentes setores da sociedade para enfrentar mudanças climáticas, desigualdades e desafios tecnológicos durante encontro em Roma
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), cardeal Jaime Spengler, defendeu a construção de caminhos comuns entre países do Norte e do Sul para enfrentar a crise socioambiental.
Dom Jaime participou do IV Encontro Sinodal Fratelli Tutti: diálogo socioambiental Norte-Sul, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, na Casa Geral de La Salle, em Roma.
Promovido pelo Celam, pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) e pela Pontifícia Comissão para a América Latina, o encontro reuniu representantes da Igreja, movimentos sindicais e populares, empresas e universidades.
Durante os três dias, os participantes discutiram propostas relacionadas ao mundo do trabalho, à transição ecológica e aos desafios provocados pelas novas tecnologias, buscando pontos de convergência entre diferentes setores da sociedade.
“Está em jogo o presente e o futuro do planeta”
Durante entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, Dom Jaime afirmou que a complexidade do atual cenário exige capacidade de escuta e articulação entre diferentes realidades.
“Nesses tempos complexos da nossa história, devemos juntar as melhores forças de nossas sociedades do Norte e do Sul para nos escutarmos mutuamente e descobrirmos os sonhos que nos unem para ver possível um mundo melhor para todos e todas”, afirmou.
Para o cardeal, problemas como as mudanças climáticas, a deterioração dos ecossistemas e a poluição atingem toda a humanidade, mas suas consequências recaem de maneira mais intensa sobre as populações pobres e vulneráveis.
“Está em jogo o presente e o futuro do planeta, da própria humanidade, da qualidade de vida”, alertou.
Dom Jaime defendeu, por isso, a articulação de diferentes vozes comprometidas com respostas capazes de integrar justiça social e cuidado ambiental.
“É urgente reunir as melhores vozes de homens e mulheres comprometidos com a busca de caminhos para um futuro digno e justo para todos e todas.”
Sociedade mais justa e cuidado da Casa Comum
As discussões do encontro tiveram como referências as encíclicas Fratelli tutti, do Papa Francisco, e Magnifica humanitas, do Papa Leão XIV.
A iniciativa dá continuidade a um processo iniciado em 2023, que já contou com etapas realizadas em Bogotá, na Colômbia, e em Washington, nos Estados Unidos.
Para Dom Jaime, a resposta à crise socioambiental passa pela capacidade de imaginar e construir coletivamente novas formas de convivência.
“Nosso chamado é para sonhar juntos uma sociedade mais integral e integradora, mais justa e fraterna, sem nos esquecermos de nossa casa comum, que deve ser respeitada e cuidada”, destacou.
Bispos brasileiros destacam ecologia integral e solidariedade
Além de Dom Jaime, outros dois bispos brasileiros participaram do encontro: o arcebispo de Manaus (AM) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia, cardeal Leonardo Steiner, e o bispo de Jales (SP), Dom Reginaldo Andrietta, coordenador da Rede do Trabalho Organizado do Celam.
Dom Leonardo relacionou diretamente a proteção da pessoa humana ao cuidado ambiental.
“A dignidade humana pode ser conectada à dignidade da natureza”, afirmou. Segundo o cardeal, a defesa do bem comum e da ecologia integral precisa considerar também os povos que vivem nos territórios diretamente afetados pelas transformações ambientais, especialmente os povos da floresta.
Dom Reginaldo, por sua vez, destacou a necessidade de fortalecer a integração entre América Latina, Caribe e América do Norte para enfrentar problemas que ultrapassam fronteiras nacionais.
“Estamos em um caminho de construção de uma solidariedade global”, afirmou. Para o bispo, esse processo também contribui para uma “cultura de convergência” e uma cultura de paz fundamentada em relações de equidade e justiça.
“A cultura da indiferença e da competição deve ser superada. Queremos um humanismo baseado na ética cristã”, acrescentou.
Encontro termina com audiência com Leão XIV
O IV Encontro Sinodal Fratelli Tutti buscou aproximar setores que nem sempre participam dos mesmos espaços de diálogo, articulando perspectivas religiosas, sociais, acadêmicas, econômicas e trabalhistas diante dos desafios contemporâneos.
A programação foi concluída com uma audiência dos participantes com o Papa Leão XIV, reforçando o diálogo socioambiental como parte das discussões da Igreja sobre justiça, paz, trabalho, desenvolvimento e cuidado da Casa Comum.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1

Perfil
Psicopedagoga do interior do Ceará transforma o cuidado com crianças autistas em missão de vida
No interior do Ceará, Wilne Maria Farias transforma o cuidado com crianças autistas em um testemunho cotidiano de inclusão, afeto e compromisso com a vida
Há 9 meses -
2

Entrevista
Migrar é um direito: pastoral na Baixada Santista dá rosto e voz a senegaleses, venezuelanos e haitianos
Na Diocese de Santos, a Pastoral da Mobilidade Humana, animada pelo carisma escalabriniano, acompanha migrantes e refugiados com cursos de português, apoio material, escuta e defesa da dignidade frente à xenofobia e à desinformação
Há 9 meses -
3

Notícia
Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o LIX Dia Mundial das Comunicações Sociais
Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)
Há 1 ano -
4

Caixa de Perguntas
Qual a diferença entre solenidade, festa e memória no calendário litúrgico da Igreja?
Entender a distinção entre solenidade, festa e memória ajuda a compreender o Ano Litúrgico e a centralidade do Mistério Pascal celebrado pela Igreja.
Há 9 meses -
5

Notícia
Expedição Frassati: jovens realizam peregrinação por uma cultura de paz
Iniciativa reúne fé, aventura e vida comunitária em experiência espiritual inspirada em Pier Giorgio Frassati e no apelo do Papa Leão XIV pela construção da paz
Há 9 meses -
6

Associados SIGNIS Brasil
SIGNIS Brasil elege nova diretoria e inicia novo ciclo de inovação e sinodalidade na comunicação católica
A V Assembleia Geral Ordinária da SIGNIS Brasil concluiu, em São Paulo, a eleição da nova diretoria para o triênio 2026–2028, consolidando um novo ciclo institucional voltado à inovação tecnológica, articulação nacional dos meios de comunicação católicos
Há 9 meses
